Cidade

O melhor do bairro de Pinheiros

Onde ir em Pinheiros para comer, comprar e badalar
Letícia Genesini
31 de de 2016

Neste mês um dos bairros mais xodó dos paulistanos, Pinheiros, comemorou 457 anos! Em homenagem nos demos uma tarefa árdua: escolher nossos cantinhos favoritos do bairro que mais tem restaurantes, bares, baladas, café, bazares… Então aí vai!

COM-VIVER

Pitico

Pitico

Nosso lugar favorito lá sem sobre de dúvidas é a Praça Victor Civita, uma área verde, de convivência e sustentabilidade que recupera o espaço que uma vez abrigou um incinerador de lixo (a gente contou tudo aqui). Além do projeto inovador que revitaliza o terreno, o local é palco de eventos incríveis como o Festival de Agricultura Urbana, além de abrigar o museu da sustentabilidade, exibir gratuitamente o Cine na Praça todas as quintas-feiras e ser perfeito para práticas de exercícios, disponibilizando equipamentos de ginástica para terceira idade, e recebendo professores de yoga, pilates e meditação diariamente.

O Largo da Batata está voltando a ser um dos lugares estimulantes de São Paulo, graças ao movimento A Batata Precisa de Você formado por moradores e frequentadores que estão “dispostas a transformar a Batata em um espaço de estar e não apenas de passagem”. Todos os domingos, por exemplo, você pode encontrar o pessoal do Bike Anjo lá ensinando a galera a pedalar. Para ver o que rola ou mesmo propor um evento, é só entrar no site.

Bem atrás do Largo tem o Pitico um espaço inaugurado em 2015, mas ainda em constante construção e evolução que se utiliza de 5 containers de um estacionamento para formar uma local que é praça, bar, balada, feira e tudo junto misturado. Da cozinha deles saem o delicioso Pita Kebab, que vai bem com os drinks que eles fazem no bar. E lá também tem a Quitandoca que vende produtos orgânicos e agroecológicos de produtores locais, além de fazer mensalmente um café da manhã genial.

COMA BEM

Prato de um dia muito feliz no Solo: Filé de pescada, batata ao muro, cebolinha grelhada e carambola

Prato de um dia muito feliz no Solo: Filé de pescada, batata ao muro, cebolinha grelhada e carambola

Já que o assunto já entrou na comida (como não, né?), vamos direto aos nossos restaurantes favoritos do bairro. E tem tantos! Fizemos uma pequena seleção que nem de longe vai fazer jus a esse burburinho gastronômico, mas a gente tenta.

O recém aberto Solo já virou um dos nossos preferidos. Lá da pra comer bem, sem frescura, a um preço justo e com uma trilha sonora ridiculamente boa. Ficamos apaixonados pela salada de abóbora assada, rúcula, coalhada e castanhas — melhor coalhada da vida —, mas a entrada de porco confitado com picles estava linda também (sim vai ter artigo sobre eles bem em breve!).

Somos apaixonados também pelo Polska295. O carro chefe da casa é o Pierogui, uma massa recheada muito popular no leste europeu que também é conhecida por muitos como ‘varenique’. Basta saber que é delicioso. Mas o lugar é perfeito para sentar nas mesas de fora ao sol, ou ficar no salão que tem um pianos e jogos de tabuleiro, tomando uma kombucha, um café, um drink ou comendo os deliciosos doces do dia.

Outro querido é o Brado, que além de fazer pratos deliciosos foca no controle de procedência e valoriza os ingredientes, respeitando sua sazonalidade e origem. Esse já teve artigo, olha só.

Um que a gente falou, falou, mas erroneamente ainda não escreveu nada sobre é o Las Chicas. Eles tem doces de chorar, mas o nosso xodó é o buffet de saladas que colocam no almoço. Melhor buffet de saladas da cidade, e aceito o desafio de quem quiser me levar em outro.

E falando de comida nesse bairro, não podíamos deixar de falar do Mercado de Pinheiros, que não só tem peixes frescos (que não vieram de criadouro), e maravilhas dos cinco cantos do país trazidos pelo projeto Biomas do Instituto Atá, como é também o local do Comedoria Gonzales e seu delicioso ceviche com suco de Cambuci.

MÚSICA E DANÇA

Ó do Borogodó

Ó do Borogodó

Para quem achou que não ia rolar as baladinhas de Pinheiros, saiba que a gente é da galera dançante, e o bairro guarda os dois melhores pontos de forró da cidade, o Canto da Ema e o Remelexo. Já pra galera do Samba não tem como não conhecer o Ó do Borogodó.

Pra quem gosta de um agito, mas sem a noitada, tem a querida praça Benedito Calixto que todos os sábados, das 14h30 às 18h30 recebe chorinho comandado por Canário e seu Regional.

GRAB & GO (ou Fica um Pouquinho)

S Simplesmente

S Simplesmente

Tá, já voltamos pra comida. É que é lá em pinheiros que fica a querida S Simplesmente, com suas geladeiras cheias de delícias veganas, que além de levar pra casa, você pode comer lá. E um domingo por mês rola um brunch disputado. Na mesma rua fica o QG da Liv Up, que faz comidas prontas saudáveis, com ingredientes majoritariamente orgânicos, sem óleos vegetais refinados, e muitos pratos deliciosos — mas que a gente vai falar mais em breve, porque tem post já programado para os próximos dias, fique ligado!

Bem perto de tudo isso está a Estela Passoni, que tem um dos melhores cafés da manhã de sábado, sem contar as sopas maravilhosas. E eles ficam do ladinho do Frida&Mina. E para quem ama brunch, o H&M Food Café é imperdível.

E pra quem ama padaria com pão de verdade (artesanal, com o essencial de ingredientes e fermentação lenta), Pinheiros abriga uma unidade da PAO (Padaria Artesanal Orgânica) e da Julice Boulangére.

ÀS COMPRAS!

Insecta

Insecta

Pinheiros também é o paraíso das compras alternativas. Uma das nossas dicas é a Loja Além que possui roupas lindas e, o melhor, sabonetes artesanais e naturais da Lá do Mato Saboaria. Outro ponto de parada obrigatório é a loja da Insecta Shoes que faz sapatos veganos com upcycling de tecidos vintages.

Ah, e quem aproveitou nossa dica de passar na PAO, dá uma esticadinha da Casa Que Tem. A loja de decoração divide o endereço com eles, e tem umas coisinhas de cair o queijo.

CAFÉ OU CHÁ?

Bistro-O-Cha

Bistro-O-Cha

O bairro também é cheio de casas de chás deliciosas. Nossos xodós são o Bistrô Ó-Chá, que tem uma varanda boa para passar o dia todo e doces de morrer, o e Chaye que serve comidinhas e  chás especiais chineses.

Para amantes de café, não tem como não ir no Coffe Lab, mas a região adora unir duas paixões: o café e a bike, como o King of the Fork, que vende acessórios das magrelas junto com um bom café, e o Aro 27, que é loja, oficina, café e park ‘n shower.