Letícia Genesini
19 de janeiro de 2017

Pra quem diz que não conhece chocolate brasileiro de qualidade, aí vai mais uma dica: ChoKolaH — barras com ingredientes orgânicos que valorizam ingredientes e sabores locais.

Claudia Schultz, hoje a frente da ChoKolaH, sempre esteve envolvida na questão dos orgânicos — nos anos 90 ela já fazia companhia à mãe, Rosemarie Jensen, que vendia suas verduras na feira de orgânicos do Parque da Água Branca. Sua relação com o mundo chocolateiro, no entanto, não começou na feira, e sim na universidade.

Ela cursava sociologia na Universidade de São Paulo quando uma ONG a contactou-a “porque o Brasil tinha feito a primeira exportação de cacau orgânico de pequenos produtores do sul da Bahia, e eles queriam ajuda para processar o cacau e aumentar seu valor agregado”, lembra ela. Seu papel era desenvolver o plano de negócios, mas se envolveu tanto com o assunto que após ler todos os livros que encontrou sobre o mundo dos chocolates, ela fez uma série de cursos no Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos), e chegou inclusive a ir  à Suíça, estudar técnicas, processos, ingredientes, pequenos e grandes produtores e, claro, provar ótimos chocolates.

13718738_1736498806601136_5746450256069143838_n

Depois de 10 anos trabalhando com este alimento apaixonante, ela criou a CHoKolaH em 2009. Hoje eles produzem chocolate orgânico através de amêndoas da Mata Atlântica plantadas em Ilhéus, na Bahia. São uma dezena de tipos de chocolate, sendo sete deles veganos (incluindo 100% cacau), além da produção de nibs e barras para foodservice e, a novidade, a Castanhella que é um creme à base de cacau e castanhas brasileiras.

“Todo o cacau do mundo é plantado no cinturão tropical do globo terrestre e 70% do chocolate produzido é consumido na Europa e nos Estados Unidos. Como toda essa fruta é processada? ”, questiona a fundadora da marca, Claudia Schultz. “A valorização do cacau no Brasil é recente e trouxe orgulho para os plantadores, que dão o melhor de si. Este é o primeiro passo para chegarmos a um chocolate excelente”.

Já provou o ChoKolaH?

Quer saber mais sobre chocolates artesanal? Veja nossa tag Puro Cacau.