Cidade

Praça Victor Civita: de solo contaminado à sustentabilidade

Conheça a praça mais sustentável de São Paulo!
Letícia Genesini
12 de julho de 2016

Não é por acaso que a Praça Victor Civita conquistou a gente. Localizada em Pinheiros, perto do Largo da Batata e da Marginal, é fácil passar pela região na correria do dia-a-dia e nem saber que ela existe. Apesar do seu discreto charme, ela é um marco da história de uma São Paulo que busca mais sustentabilidade.

Acontece que neste espaço nem sempre habitou uma praça. Pelo contrário, de 1949 e 1989, na esquina da Sumidouro tinhamos um incinerador de lixo, que acabou por ser desativado pelo desenvolvimento do bairro. Depois da desativação cooperativas de reciclagem passaram a dar novo uso para o local, o incinerador, porém, deixou marcas: um solo profundamente contaminado e impróprio para a vida humana. Assim, por volta do início deste século, a Prefeitura fez um então acordo com o Grupo Abril para revitalizar o espaço.

Para tal, foi preciso um inteligente processo arquitetônico que acabou ganhando grandes prêmios de sustentabilidade. Já que não se poderia pisar no solo contaminado, a praça é em sua maioria construída em cima de deck elevado de madeira — assim podemos caminhar por lá sem tocar no chão. Como não podia faltar, a praça também possui área verde, através de árvores, horta circular e jardim suspenso, um trabalho de paisagismo que demandou novas terras e tecnologia. Lá, a água da chuva também é reaproveitada para as plantas e, após tratamento, para limpeza e sanitários. E se não bastasse, a iluminação da área feita com LED e é um ponto de coleta de reciclagem.

Com a revitalização não apenas demos sentido a uma área perdida na cidade, como ganhamos um novo espaço público de convívio e de cultura. Assim há também uma arquibancada do local que chega a abrigar 400 pessoas. Lá já foi palco de shows e festivais, como o da Agricultura Urbana que houve este ano, e toda quinta às 19h acontece o Cine na Praça, um cinema gratuito ao ar livre com direito a pipoca. O prédio do incinerador, também renovado, hoje abriga o museu da sustentabilidade.A Praça Victor Civita é também um local de prática de exercícios, disponibilizando equipamentos de ginástica para terceira idade, e recebendo professores de yoga e pilates diariamente.

Desde o início do ano, porém, quando a Abril deixou de cuidar da Praça, que voltou a ser mantida pela prefeitura, o número de atividades abertas pareceu declinar, e o site que divulgava todas está fora do ar. Mas este é mais um motivo pelo qual devemos colocar a Praça no nosso quotidiano, para que ela seja cada vez mais usada e habitada, e não volte a ser uma esquina deixada de lado.

002

004

005

Praça Victor Civita
R. Sumidouro, 580

Para informações sobre o Pilates, Yoga e Cine na Praça, participe do grupo do Facebook Yoga na Praça Victor Civita.

Foto e vídeo: Levisky Arquitetos e Anna Julia Dietzsch