Cidade

Histórias de Mulheres & Histórias Feministas no MASP

Conheça um pouco da história e confira os concertos gratuitos
Letícia Genesini
28 de de 2019

Masp acaba de abrir duas exposições imperdíveis “Histórias de mulheres: artistas até 1900” e “Histórias feministas: artistas depois de 2000”. Nós fomos conferir e estão incríveis, não perca!


“Histórias de mulheres: artistas até 1900”, no primeiro andar, busca reposicionar a obra de artistas que trabalharam até o final do século XIX. Além de pinturas que fazem parte do cânone da história da arte ocidental, a exposição apresenta uma série de têxteis de autoria desconhecida, cujos registros permitem afirmar que foram feitos por uma mulher, ou mulheres, coletivamente. E nos convida a repensar a história da arte tradicional e suas hierarquias que costumam celebrar a arte como uma atividade de homens brancos e europeus. A singularidade das obras expostas mostram que a arte é muito maior e mais complexa do que se costuma imaginar.



“Histórias feministas: artistas depois de 2000”, localizada no primeiro e segundo subsolo, reúne artistas e coletivos que trabalham com base em perspectivas feministas, ampliando um debate que ganhou visibilidade nas artes visuais e segue cruzando lutas, narrativas e conhecimentos.

A aproximação entre feminismo e arte é compreendida aqui como uma prática capaz de provocar fricções e diálogos trans-históricos e transnacionais, capaz de revirar e confrontar imaginários, histórias e narrativas apagadas, elaborar corpos e sujeitos como ferramentas de luta e transformação política, expor sistemas de poder que perpetuam hierarquias de gênero, raça e classe, e que mantêm tudo o que está relacionado ao “feminino” como sendo menor ou inferior.

Em cartaz até 17 de novembro.
De quarta a domingo, das 10h às 18h
Gratuito às terças.