Comida

Gelaterias artesanais para celebrar o dia do Sorvete

Selecionamos nossas melhores sorveterias para você aproveitar muito bem a data!
Letícia Genesini
21 de de 2017

Dia 23 de setembro comemoramos o dia do sorvete. A data é comercial mesmo, vem junto com as temperaturas que começam a se elevar da primavera, que combina muito com uma casquinha. Mas não nos importamos porque amamos sorvete! Para celebrar aí vai a lista das melhores gelaterias artesanais da cidade!


Antes de chegar à lista em si, só um pitacozinho nosso. Todo ano o sai a lista dos “piores alimentos à saúde” e o sorvete sempre está no topo, com a justificativa de que combina gordura hidrogenada com açúcar. De fato um “alimento” que traz essa combinação é uma bomba pra saúde, mas sorvete de verdade não tem nada de gordura hidrogenada, e a quantidade de açúcar em geral nem é tanto assim. Sorvete de verdade usa só alimentos naturais — se você quiser saber mais eu recomendo este texto da Marcinha, da Gelato Boutique.

Outro engano que me estressa às vezes é a busca louca por uma receita alternativa de sorvete vegano, quando as sorveterias e gelaterias em geral tem muitas opções já de sorvetes que por um acaso também são veganos. É fácil achar, por exemplo, sorvete de chocolate que não vai leite — porque o próprio cacau já tem uma porcentagem interessante de gordura dispensando o uso do laticínio. A excessão vai ser sorveterias artesanais que usam ovo em sua base, mas isso é muito mais comum nos EUA, aparecendo no Brasil só em alguns sabores que tradicionalemente levam ovo na receita, como o creme.

Bom, vamos à nossa lista?

Gelato Boutique
Não é segredo pra ninguém. A Gelato Boutique é minha sorveteria favorita não só em São Paulo. Teve até sorvete deles no meu casamento. Eles são totalmente dedicados à produção artesanal de verdade (tem umas redes de gelaterias por aí que se dizem artesanal, mas é mais da boca pra fora), compram frutas direto do produtor, fazem tudo na própria gelateria, e usam muitos ingredientes orgânicos. Os sabores vão dos clássicos aos criativos, como o Caffè-Lime (gelato de espresso com suco e raspas de limão) que foi o vencedor do festival de gelato de firenze 2013.

R. Pamplona, 1023
Domingo e segunda, das 11h às 20h
Terça a quinta, das 10h às 20h
Sexta, das 10h às 21h
Sábado, das 11h às 21h

Frida & Mina
A Frida & Mina é hoje em dia a gelateria mais popular de São Paulo. Filas e filas todos os dias, e o reconhecimento é merecido. Eu confesso que pro meu paladar os sorvetes deles são um pouco doce demais, mas o resto de São Paulo tende a discordar de mim. Pra quem gosta de sabor diferente lá é o ponto certamente.

R. Artur de Azevedo, 1147
Segunda a sábado, das 12h às 22h
Domingo, das 12 às 21h

Davvero
Outro point na rota do gelato é a Davvero. Lá é uma delícia o ano todo, mas na época de festa junina os sabores temáticos roubam a cena!

Rua Pais de Araújo, 129
Segunda a quinta, das 11h30 às 22h
Sexta a sábado, das 11h30 às 23h
Domingo, das 11h30 às 22h

Le Botteghe di Leonardo
A marca italiana, Le Botteghe di Leonardo, veio para o Brasil e incorporou as frutas e sabores brasileiros nas receitas, o que a gente adora!

Jardins
Rua Oscar Freire, 42
Segunda a quinta, das 12h às 23h
Sexta, 12h às 24h
Sábado, das 11h às 24h
Domingo: das 10h às 23h

Higienópolis
Rua Armando Penteado, 56
Segunda a quinta, das 08h às 23h
Sexta, 08h às 24h
Sábado, das 11h às 24h
Domingo: das 10h às 23h

Itaim-bibi
Rua Bandeira Paulista 387
Segunda a quinta, das 12h às 23h
Sexta, 12h às 24h
Sábado, das 11h às 24h
Domingo: das 10h às 23h

La Guapa
Quem vai sempre provar as empanadas do La Guapa não deixe de pedir o sorvete de doce de leite artesanal. A dica é da Drika do Saudável com Equilíbrio, então a gente sabe que é boa!

R. dos Pinheiros, 248
Segunda a Sexta, das 10h às 10h
Sábado, das 12h às 10h
Domingo, das 12h às 18h