Se liberte dos padrões de beleza e abrace as imperfeições…das frutas!
Seja no supermercado, no hortifruti ou até mesmo na feira, a cena é a mesmo: fileiras de maçãs lindas e polidas como se fossem ser usadas para uma filmagem de a Branca de Neve; cenouras grandes, retinhas e lisas, como o Pernalonga comia; limões com a cor homogênea e sempre brilhante que poderiam reencenar as cenas trágicas de O Poderoso Chefão. Piadas a parte, é como um casting de filme, na gôndola dos mercados encontramos expostas a comida que reflete a imagem mental que temos na cabeça, mas quem tem um pouquinho mais de intimidade com a terra e já colheu comida do pé, sabe que não é bem assim. O tamanhos, formas e até cores variam — também na comida, a natureza, cria variações. Mas porque não vemos isso na compra? É isso que o Fruta Imperfeita que mudar.
Criado por Roberto, Engenheiro Mecânico formado pela Unicamp e Pós Graduado em Gestão de Negócios com ênfase em sustentabilidade, e Nathalia, Engenheira de Alimentos formada pela Unicamp e Pós Graduada em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing, o Fruta Imperfeita comercializa frutas e legumes que seriam descartados por não estarem fora do padrão.
“Queríamos criar algo que fossem relevante para todos eles, e não só um meio de gerar dinheiro. Inicialmente queríamos criar um negócio voltado para a alimentação saudável e que gerasse valor aos produtores rurais. Conhecendo melhor a operação de diversos produtores verificamos que os principais problemas estavam relacionados ao escoamento da produção excedente (durante as safras) e aos produtos fora de padrão! Vimos o quanto era desperdiçado devido ao padrão puramente estético imposto pelo varejo”, contaram em entrevista ao site Saudável com Equilíbrio.
Essas frutas não chegam até nós porque os supermercados sabem que entre uma maçã cinematográfica e uma igualmente suculenta, mas com cores menos vivas, escolheremos a primeira. Eles sabem que a gente espera umacerta forma, cor e até um certo tamanho para cada coisa — muito pequeno é ruim, mas grande demais também. E já que esses produtos fora da curva iriam sobrar nas prateleiras de qualquer modo, os mercados já não os compram: há um teste de padronificação, e aquilo que não passa, volta pro produtor. O produtor sabendo disso hoje nem leva esses vegetais para venda, e aqueles que tem recursos já trabalham isso na produção, para que tudo nasça o mais perfeito possível.
Ambos casos gera um desperdício. Hoje 1/3 do alimento produzido vira lixo, e no Brasil esse número é muito pior chegando a 64%, e as ‘imperfeições’ entram nessa conta. “Cerca de 10% de tudo que é colhido, tem alguma imperfeição. Quando ocorre algum problema climático, por exemplo, uma chuva inesperada ou um frio excessivo, essa imperfeição pode atingir uma produção inteira”, lembram. É preciso lembrar que desperdiçar um alimento não vem só com a culpa que sua mãe colocou de que jogar comida fora é pecado, mas que junto vai desperdiçado os recursos que geraram aquele alimento. “Há o consumo do solo e da água, quando se joga fora um maçã existe todo um ambiente que foi ‘desgastado’ ”, continuam.
Então seria melhor comprar dos produtores que tem os recursos para conduzir a colheita de forma mais padronizada. Bem, não é bem assim. Estes tais recursos variam desde o uso de agrotóxicos, até técnicas orgânicas, mas que aumentam o consumo de água e desgastam mais o solo (lembrando nosso texto sobre a visita ao Farm To Table e a diferença dentro de cultivos orgânicos).
Neste cenário, quem não busca controlar a estética da produção é apenas agroativistas e pequenos produtores que não tem condição financeira para tal. É destes último que vem grande parte dos insumos do Fruta Imperfeita, daqueles que muitas vezes a renda obtida é para a subsistência da família, representando um apoio ao pequeno agricultor.
Outros países também estão acordando para esta questão. Em 2014, a rede francesa de supermercados Intermarché criou a campanha “Inglorious Fruits and Vegetables” para estimular o consumo desses alimentos.
Algo inteligente, pois reduzindo o desperdício, além de uma atitude ética é uma atitude econômica — diminui a margem de perdas, aumenta os lucros. Por isso, eu gosto de lembrar, o problema não começa com os produtores e pontos de venda que jogam comida fora, para eles seria muito mais rentável vender e produzir todos os tipos de insumos disponíveis. Porém, porque fazê-lo se eles iriam sobrar na gôndola — o problema começa com nós. É preciso reeducar nossos hábitos de consumo e nossos padrões de estética, inclusive dos alimentos. É o conceito de negócio social ganha-ganha-ganha.
O Fruta Imperfeita trabalha com cestas Mista, Frutas ou Legumes e de vários tamanhos. Você pode comprar avulso ou fazer uma assinatura. Claro que a variedades de frutas e legumes mudam a cada semana, já que não dá pra prever o que vai nascer imperfeito. Então não você não escolhe o que quer (e este não é muito o ponto em um artigo que está falando de reeducação de consumo, né gente??), mas caso tenha alguma restrição ou alergia pode informar os itens que não deseja receber e ele será substituído outro produto.
Os pedidos são feitos online, por email (contato@frutaimperfeita.com.br), site e facebook.