Comida

O Mercadão tem feira orgânica

O mercado municipal não é só sanduíches gigantes. Descubra!
Letícia Genesini
14 de janeiro de 2016

Todo mundo conhece o exageradíssimo sanduíche de mortadela do Mercadão (sério gente, ninguém no mundo acha isso gostoso, é só porque é engraçado na foto, confessa!), mas o Mercado Municipal de São Paulo também é um lugar para ser saudável.

O Mercado Municipal Paulistano foi inaugurado em 1933 substituindo o antigo Mercado Central, e reformado em 2004. A construção projetada pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo e com faixada de Felisberto Ranzini revela, em meio a mais de 10m de pé direito, colunas, abóbadas e vitrais importados da Alemanha que retratam temas agropecuários. Com 12.600 metros quadrados que abrigam quase 300 estandes, incluindo um mezanino com restaurantes, é claro que há muita coisa lá que vale a pena comprar (muito mais do mortadela, vamos combinar).

foto: brazilianguru.com

foto: brazilianguru.com

Lá tem muitos queijos e produtos artesanais, mas nosso destaque é para a rua das frutas, prefeita para experimentar os frutos mais exóticos que não são facilmente encontrados em mercados comuns. Você inclusive pode provar as frutas antes de comprar (na verdade é difícil passar lá e não provar nada, eles quase te imploram para experimentar). Uma coisa que notamos, porém, é que lá tornou-se muito popular espécies híbridas ou artificialmente selecionadas para serem mais doces (atendendo, infelizmente, o paladar local). Então é bom ficar atento — se o vendedor se vangloriar muito de quão doce uma fruta é, tente se lembrar do gosto que ela tinha na sua infância: é esse o gosto que ela ainda deveria ter.

foto: www.vejaki.com.br

foto: www.vejaki.com.br

Nossa dica é que você faça sua visita aos sábado, porque é quando acontece a feira de produtos orgânicos do mercadão, e depois você pode aproveitar para redescobrir o centro da nossa cidade. Sim, o centro não está bonito como um dia foi, mas também não está tão abandonado como também um dia foi — acredite! E para uma revitalização do centro de fato acontecer, as pessoas precisam usá-lo e ocupá-lo, não? Ah! e se você está preocupado que sábado o mercadão vai estar muito cheio, não se preocupe! Lá está SEMPRE cheio.

 

Mercado Municipal de São Paulo

Endereço: Rua da Cantareira, 306 (próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro II).
Como chegar: Dias no site do mercadão

Horário de Funcionamento para Varejo:
Segunda a sábado, das 6h às 18h.
Domingos e feriados, das 6h às 16h.

Feira Orgânica do Mercadão:
Sábado, das 7h às 13h