Por aí

Onde comer em Lima (circuito alternativo)

Nossa lista de cafés e restaurantes preferidos de Lima, além das casas premiadas
Letícia Genesini
02 de de 2017

Em Maio fui de férias ao Peru, e fiquei encantada! Desde então estou devendo os posts de dicas, então aí vai o primeiro de vários: onde comer em Lima (além dos restaurantes premiados).

A cultura do Peru desde muito sempre deu grande peso à comida, mas foi nos últimos anos que o resto do mundo se deu conta disso, quando Lima virou um um hub gastronômico pro mundo inteiro. Muitos dos restaurantes mais premiados do mundo são de lá, inclusive o Central (quem viu Chef’s Table sabe, né), tido como o melhor restaurante da América Latina. Recomendamos muitíssimo todos eles, mas quem quer botar um pezinho no circuito alternativa, dá uma olhada nas nossas dicas feitas a muitas mãos, com recomendações da Lis Cereja da Enoteca Saint Vinsaint, da Alessandra Ades do Maniva e Farm to Table, e da Julia Guedes, do Herbivoraz e The Daily Company.

DESTAQUE: La Gastronoma


Foi sem dúvidas o meu lugar favorito de Lima. O lugar é aquela Meca para quem ama comida, algo entre armazém, loja e restaurante, mas que só trabalha com produtos artesanais, quase todos orgânicos e de pequeno produtor, e com uma ótima adega só com vinhos naturais. E se não bastasse, a trilha sonora é perfeita. Vá, e guarde um dia para voltar antes do fim da viagem que vale a pena!

Libertad 439, Miraflores
www.facebook.com/lagastronomaperu/
(a foto de capa também é deles)

CEVICHE

El Toke Pez

El Toke Pez
O melhor ceviche de Lima? É El Toke Pez. O lugar é uma porta com balcão no meio de uma rua comercial nada atrativa de Surquillo. Daqueles que dá até medonho de comer peixe cru, mas não deixe a falta de charme te assutar, a comida é DI-VI-NA. Dá pra ver pela quantidade de locais que param lá na hora do almoço. O balcão pequeno está sempre cheio, mas a fila anda rápido. E como podem ver pela foto, os preços provam que não é só de Michelin que vive Lima.

Av. Angamos Este 886, Surquillo
www.facebook.com/Al-TOKE-PEZ

Chez Wong

Um ceviche incrível! Mesmo! Vale muito a pena ir. Um clima bem diferente de El Toke Pez, o Chez Wong é desconhecido dos locais, e popular entre os críticos. Sem menu, nem pompa, o restaurante fica numa casa com cara de residencial. Para servir, o chef filho de pai chinês e mãe peruana, Javier Wong faz cada dia um novo ceviche e um prato quente — cada um com o preço fixo de quase 80 novos soles. Ah, precisa fazer reserva.

Enrique León García 114, Cercado de Lima
https://www.facebook.com/ChezJavierWong/

 

CAFÉS (e outras cositas)

La Verde
Um charmoso café natureza e vegano em Miraflores, daquele que dá vontade de passar o dia todo (inclusive tem almoço), e dá pra levar tranquilamente os amigos não veganos, porque tudo é delicioso. Também dá pra levar muita coisa do mercadinho deles pra casa!

Calle Gral Recavarren 315
https://www.facebook.com/La-Verde

El Pan de la Chola
Das padarias artesanais mais famosas de Lima. A gente na verdade não foi, mas ficamos babando nas fotos que a Julia postou, e como confiamos no garfo dela, já tá na nossa listinha para a próxima visita!
Av Mariscal La Mar 918
https://www.facebook.com/El-Pan-de-la-Chola

Las Vecinas Deli
Confesso que me apaixonei mais pelo lugar do que pelo menu. Mas a comida é sim boa — não excelente, mas boa. O lugar porém compensa, daqueles pequenos e charmosos que dá vontade de passar o dia. E eles ainda tem uma biblioteca com livros de ótimo gosto pra te fazer companhia.

Domeyer 219, Barranco
https://www.facebook.com/lasvecinasdeli/

 

MERCADOS

foto: http://foradecasa.com.br/

Quem ama comida não pode deixar de conhecer os dois mercados centrais de Lima (que ficam em Surquillo). É mercadão — muita bagunça, e charme zero — mas da pra fuçar nos ingredientes novos que nem criança!

leia mais sobre peruturismo