Letícia Genesini
15 de dezembro de 2015

Eu gosto de comida. Muito. Mais do que quase tudo. Mas quando eu digo “comida”, estou falando de comida mesmo. O resto eu passo. Se você é como eu, precisa ir na Enoteca Saint VinSaint. Um lugar feito por amantes de comida para outros apaixonados.

Uma casinha roxa na Vila Olímpia (ou Itaim, ou Vila Nova Conceição, vocês decidem), com um letreiro adornado escrito “Bistrô”. Quem não conhece nem suspeita que lá tem um dos melhores restaurantes de São Paulo. Eu mesma que frequento a região passei lá literalmente centenas de vezes, até que um dia (ainda bem) por recomendações (obrigada, Djulye!) eu entrei. Dentro que se descobre a Enoteca: uma pequena sala com apenas 30 lugares e cheia de personalidade.

Ao som de um violão espanhol: garrafas de vinho, livros (sobre vinho, claro), velas e candelabros cheios de ceras, e cadeiras todas diferentes das outras. Este lugar cheio de autenticidade é criação de Lis Cereja, gastrônoma, nutricionista, sommèlier e escritora (de livros de vinho, lógico). Junto com o marido, o sommèlier Ramatis Russo, ela administra a Enoteca, além de liderar a cozinha e assinar o cardápio.

O cardápio é sazonal. Completamente. Eles não tem nem cardápio impresso mais, e sim uma lousa que é levada de mesa em mesa com as delícias do dia. E cada prato tem história — de onde vem, quem fez, como fez, com que técnica á esquecida, como o pessoal da Enoteca conheceu os produtores e por aí vai. Isso porque cada ingrediente é selecionado a dedo em viagens até os produtores. Além disso, muito do que é servido vem da própria casa da Lis que se mudou nos últimos anos para Granja Viana para plantar a horta de onde vem os legumes e hortaliças do restaurante; galinhas que dão os ovos caipiras; a cabra (já com família estendida) que fornece o leite, e por aí vai. Ou seja, tudo vai muito além do orgânico.

Com os vinhos é o mesmo. O longo catálogo com rótulos de 50 a 500reais só possui vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais (fermentados com intervenção mínima). E até na bebida o produtor local leva preferência. A primeira página da carta de vinhos é dedicada aos brasileiros, com um bem-humorado recado que nos lembra que é sempre bom provar o fruto do nosso próprio quintal. Ao pedir o vinho você vai papear com o querido Sommelier Leo Reis que vai lhe encantar com a narrativa de como seu vinho foi feito.

Além dos pratos à la carte, a Enoteca tem 2 menus degustação de 4 ou 6 tempos. Aos sábados entra o menu de brunch (confira mais detalhes no nosso artigo sobre brunchs), junto com uma feira de xepa orgânica (a história dessa feira é boa, leia mais aqui).

Enoteca Saint Vinsaint
Rua Professor Atílio Innocenti, 811

Horários:
Jantar: segunda à Sábado, a partir das 19hs
Brunch: sábado, das 11hs às 16hs