Comida

Onde comer Croissant de verdade em São Paulo

Sim, porque com gordura hidrogenada não se faz croissant
Letícia Genesini
30 de janeiro de 2018

Croissant é aquela indulgência que quando bem feita é de derreter corações. Durante um tempo, porém, estava cada vez mais difícil de achar um bom croissant em São Paulo. Parte pela onda de medo da gordura natural nos anos 90, mas muito principalmente pela ultra industrialização das padarias. Ninguém mais conseguia achar um croissant feito com manteiga mesmo, pois o ingrediente que é quase metade da massa do pãozinho ficava muito caro e muito perecível para conseguir entrar na escala de produção industrial. Por isso ele foi substituído por gordura hidrogenadas e trans, claramente perdendo muito em sabor e saúde.

Hoje, porém, temos a sorte de estar vendo o renascimento das padarias autorais. Aquelas que têm de fato um padeiro dentro, que toda manhã assa seus pães individualmente. E algumas estão inclusive servindo o croissant original.

Conseguir a textura perfeita do croissant não é fácil, a receita delicada exige um padeiro experiente, por isso agradecemos a cada um desses:

Bâtard

O pessoal do Bâtard faz pães tão incríveis que até já participaram das nossas feiras. São todos artesanais e de fermentação natural, assim como seus croissants. Mas não é toda semana que eles estão dentro da fornada, então é preciso ficar ligado! Para saber quando vai ter, se inscreva no link.

A Padeira

A Padeira é uma micropadaria artesanal em Pinheiros com pães incríveis, todos de fermentação natural. Ela trabalha com encomendas, e também compras diretas na loja, mas tem dias que a fila está maior do que a quantidade de pães então quem não encomendou o seu fica sem. Para saber dos pedidos visite o site dela.


Fabrique


O Fabrique é um charmoso café em higienópolis. Daqueles lugares que não serve um milhão de coisas, mas que tudo que serve é bem feito ou bem escolhido. Os pães são de fermentação natural e feitos lá com fornadas diárias. E sim, eles tem um ótimo croissant, tanto a receita tradicional francesa (o croissant simples, só com manteiga), como os com sabores que os brasileiros amam, e até como sanduíche (foto).

R. Itacolomi, 612
Segunda a sábado, das 7h às 21h
Domingos e feriados, às 7h30

Futuro Refeitório


O Futuro Refeitório mal abriu e já está lotado. E vale muito a pena conhecer! É daqueles lugares que você vai pelo visual hipster de pinheiros e o hype da coisa toda, mas volta porque gostou. A panificação deles é sensacional, tudo de fermentação natural, e casa muito bem com os cafés maravilhosos que eles servem. Além do croissant eles tem invenções de dar água na boca, como esse “cruffim” (croissant + muffim) de caramelo e flor de sal. Mas lembrem, as fornadas (assim como toda boa padaria artesanal) são diárias, então a seleção de pães muda diariamente.

R. Cônego Eugênio Leite, 808
Segunda a sexta, das 8h às 19h
Sábado e domingo, das 9h às 16h

Deli Garage


Também nova na cidade, a Deli Garage é daquelas padarias feitas para ser grab&go, mas é tão agradável que queremos sentar e ficar babando na vitrines de pães de fermentação natural. Por isso é comum as únicas 4 mesas do lugar estarem sempre lotadas. Assim como o Fabrique, o Deli Garage faz com excelência os clássicos da panificação francesa, mas sem negar aos brasileiros suas invenções, como o sanduíche de croissant — e a gente não discorda que fica uma delícia.

R. Medeiros de Albuquerque, 431
Terça a sábado, das 8h às 20h
Domingos, das 9h às 15h

Julice Boulangère


A Julice foi onde eu comecei a comprar pães de fermentação natural, e posso dizer que comecei bem, porque eles são deliciosos. Além de toda panificação lá ser au levain, eles também usam ingredientes orgânicos. Os croissant deliciosos saem em fornadas diárias!

Rua Deputado Lacerda Franco, 536
Todos os dias, das 8h30 às 19h30

 

Tavares


O restaurante Tavares já fazia seus próprios pães de fermentação natural (inclusive fazemos cursos com eles — nos pergunte em eventos@saopaulosaudavel.com.br), mas agora eles tem uma pequena padaria dentro do local, o que deixou seus brunchs ainda mais deliciosos.

R da Consolação, 3212
Segunda a sexta, das 11h30 às 24h.
Sábados, das 10h à 01h.
Domingos, das 10h às 17h.

Mr Baker


Mr Baker é aquele café que vive sempre lotado no itaim, e que muita gente vai sem nem saber que os pães são de fermentação natural (ou mesmo o que é isso). O que é ótimo, porque o melhor da fermentação natural (e de toda comida sem aditivos) é que com ela se consegue os melhores sabores, e no fim é o paladar que tem que chamar o público. Ah, e os pães são feitos com farinha orgânica!

Rua Pedroso Alvarenga, 655
Segunda, das 07h às 18h
Terça a sábado, das 07h às 23h
Domingo, das 08h às 22h

Le Pain Quotidien


A Le Pain Quotidien não é uma pequena padaria autoral. Pelo contrário, eles são uma rede internacional com diversas unidades no mundo todo. Porém, é um empreendimento que conseguiu crescer ainda mantendo a qualidade dos produtos, boa escolha de ingredientes, e faz ótimos pães orgânicos.

Quer ver nossos outros posts sobre pães? Siga a tag levain.