Letícia Genesini
12 de de 2016

2016 é o ano contra o desperdício alimentar, assim viemos com duas dicas para você aderir à campanha. Primeiro apoiar o Feed Truck do Satisfeito, projeto em crowdfunding que fará um food truck só daquelas comidas que sei lá por que achamos que é lixo (saiba mais aqui).

A outra é levar isso para casa! Começar a usa em casa os alimentos de forma integral. Como, a gente ajuda:

Suflê de Talos de Couve-flor e Brócolis

Suflê-bonitinho
Pegamos essa receita (e a foto) de um site incrível que vale a visita, o Entre Legumes e Verduras. A receita em si, como eles contam, foi desenvolvida pela cozinheira Maísa Campos, parceira do Banco de Alimentos de Santos. Usem e abusem:

Ingredientes
– Talos de 1 couve flor e de 1 brócolis
– 5 claras de ovo
– 3 gemas de ovo
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de manteiga (base para o molho bechamel/molho branco)
– 1 xícara de café de creme de leite fresco
– 1/2 xícara de chá de leite
– Parmesão ralado (ralo grosso)
– Sal, pimenta do reino e noz moscada à gosto e, preferencialmente, moídos na hora

Substituições:
– Manteiga por manteiga ghee;
– Leite animal por leite vegetal.
Se preferir, nem coloque o queijo parmesão ralado.

Modo de Preparo

Cozinhe os talos em água fervente com sal até que amoleçam, mas lembre-se: devem permanecer ainda firmes (al dente).

Derreta manteiga em uma panela e adicione a farinha de trigo. Mexa sem parar até formar uma pasta (sem grumos) e então, adicione o leite frio. Retire do fogo e continue mexendo até que os ingredientes se misturem. Para não formar grumos, use um batedor de arame (fouet). Depois de misturar, volte a panela para o fogo por mais um minuto. Desligue o fogo e tempere o molho branco com sal, pimenta do reino e noz moscada. Acrescente as gemas e continue batendo com o fouet.

Bata as claras em neve com uma pitada de sal. Ao creme com gemas, acrescente 1/3 das claras em neve e misture bem. Depois de misturar, com calma, acrescente o restante das claras em neve – sem fazer movimentos bruscos para não desfazê-las. Acrescente, delicadamente, os legumes cozidos e picados em pedaços pequenos. Coloque esta mistura em um recipiente próprio para suflê, se tiver, ou algum outro que possa ir ao forno.

O suflê vai assar em banho Maria. Para isso, ferva água e despeje – até a metade – numa forma grande. Coloque o recipiente contendo a receita na forma com água – não deixe cair água dentro – e asse por 20 minutos ou até que cresça, fique firme e douradinho.