Comida

Dia da Alimentação

Entenda porque comprar local é a melhor ação contra a fome
Letícia Genesini
17 de outubro de 2018

16 de Outubro, é o dia da alimentação. A data conhecida mundialmente como World Food Day foi fundara pela ONU como uma campanha contra a fome no mundo. E o que isto tem a ver com você?

E ste ano a campanha foca no DESPERDÍCIO de comida, pois a fome não é uma questão de escassez – na verdade nós produzimos comida suficiente para alimentar 2bilhões de pessoas. Ao longo de toda cadeia nós jogamos fora um terço (sim UM TERÇO de toda comida produzida). E quanto mais longa a cadeia, mais desperdício. Logo, a justificativa que ainda se ouve por aí de que os alimentos transgênicos seriam precisos parar acabar com a fome não se sustenta.

A alternativa: o incentivo à produção local.

Na verdade, 70% do alimento que comemos é ainda produzido por agricultura familiar. Precisamos nos voltar ainda mais para a produção e o produto local.

A imagem da foto de capa (lindamente tirada pela @patymoll da @coentrocomunica no evento mundial #terramadre2018 do #slowfood ) mostra ainda outro problema da fome no mundo: a biodiversidade. O potencial de produção está sendo cada vez mais suprimido por uma monotonia de produção. Se há uma infinidade de produtos que cada microclima de nossas regiões poderiam planta, acabamos voltando para as mesmas espécies. A cada ano desaparecem 27mil espécies de animais e vegetais no mundo. Isso são 3 espécies por hora, ou uma espécie a cada 20min.

A alternativa? Novamente a valorização da produção PLURAL e LOCAL.

O assunto é longo, mas não é de hoje. Temos no site 4 tags que permeiam o assunto. Convidamos a todos à leitura!
Da-terra-ao-prato
Consumo-consciente
Combate-à-fome
Aproveitamento-integral-dos-alimentos