Letícia Genesini
01 de de 2018

São Paulo é a maior cidade japonesa fora do Japão, o que deixa uma marca cultural muito forte na nossa cidade. Muitos conhecem bem essa marca visitando o bairro da Liberdade, porém a influência japonesa influencia muito mais os paulistanos para além dos limites desse bairro. Em 2018, comemoramos os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, assim escolhemos 7 locais para apreciar e conhecer mais desse encontro de culturas.

Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

O Museu está localizado no bairro da Liberdade, mas incluímos nesse guia exatamente por não fazer parte das visitas corriqueiras que fazemos ao bairro, normalmente incluindo mais visitas à lojas e restaurantes. Essa instituição histórica abriga  97.000 itens em seu acervo, de documentos a objetos que registram a história dos imigrantes no nosso país. Além de receber exposições e eventos temporários.

R. São Joaquim, 381
De terça a domingo, das 13h30 às 17h

Aizomê

Para mim, o melhor restaurante de culinária japonesa em São Paulo. Diferente da maioria, o Aizomê nunca serviu salmão, simplesmente para evitar a compra desse peixe que hoje é praticamente só achado em criadores, prática que não só altera o sabor, como a qualidade da posta. No lugar, além de ingredientes tradicionais japoneses que se encontram aqui, eles combinam peixes e ingredientes locais. As criações também unem o tradicional com o contemporâneo, e cada prato é único, ganhando a personalidade da chef Telma Shiraishi. O menu muda quase que diariamente favorecendo também os ingredientes da estação.

Alameda Fernão Cardim, 39
Segunda à Sexta das 12h às 14h30; e das 18h30 às 23h.
Sábado: das 18h30 às 23h.

Pavilhão Japonês

Entregue pela colônia japonesa no quarto centenário da cidade de São Paulo em 1954, o Pavilhão Japonês é um espaço dentro do Parque Ibirapuera, inspirada no Palácio Katsura, em Quioto. Uma das minhas memórias de infância era ir lá ficar observando o lago de carpas.

Acesso: Portão 3 e 10 – Av. Pedro Álvares Cabral
Funcionamento: quarta, sábado, domingo e feriado
Horário: das 10h às 12h e das 13h às 17h
Preço: R$10 (inteira) e R$5 (meia)


Bira Café


Nos últimos anos São Paulo descobriu que culinária japonesa não é sinônimo de sushi, e cada vez mais temos opções de Izakayas pela cidade (locais que servem “comida de bar” da culinária japonesa). Um dos meus favoritos é o Bira Café, que tem um menu fixo reduzido e pratos do dia, sempre contemplando opções veganas.

Rua Joaquim Távora, 955
Segunda a sábado, das 11h30 às 17h30


Japan House

A Japan House é uma iniciativa do governo japonês para criar pontos de difusão de sua cultura em outras cidades. Presente também em Londres, Los Angeles, e no próprio Japão, o local traz exposições, shows, workshops, experiências gastronômica e mais.

Av Paulista, 52
Terça a sábado, das 10h às 22h
Domingos e feriados, das 10h às 18h

Obaatian

A história do chá da Obaatian já conquistou a gente há muito tempo. A marca de chá familiar criada por Ume Shimada aos 87 anos, junto com sua família, (conheça a história aqui), cresceu e hoje tem sua própria loja de chá, onde eles servem seu chá preto artesanal, produzido por eles em Registro (SP),  juntamente com outros trazidos do Japão.

Av Aclimação, 112
Segunda a sexta, das 12h às 19h
Sábado, das 8h30 às 13h

Gelato Boutique

gelato de creme com caramelo salgado de missô que na sobremesa do Aizomê acompanha os figos grelhados e sembei.⠀


Diferente do outros locais gastronômicos neste artigo, a Gelato Boutique não é comandada por imigrantes ou descendentes de imigrantes japoneses, mas já está integrada na comunidade de tal modo a ter inclusive recebido o selo TopChoice da LianOrg , que é um selo de recomendação dado aos melhores locais com influência da cultura asiático fora do oriente, pensado para turistas viajando pelo mundo.

Tudo começou com o sabor de matchá que faz parte de seu portfólio desde a abertura da loja. Através dele, por indicação de clientes, a Gelato Boutique começou a fazer os sorvetes para o restaurante Aizomê, usando sempre ingredientes da culinária asiática. Com o exercício cresceu dentro da gelateria os sabores japoneses, e assim também os clientes da comunidade japonesa!

R Pamplona, 1023
Domingo e Segunda, das 11h às 20h
Terça a Quinta, das 10h às 20h
Sexta, das 10h às 21h
Sábado, das 11h às 21h