Letícia Genesini
25 de março de 2016

Algo que amo em datas festivas é que, independente de religião, parte essencial de nossas comemorações é compartilhar o momento com que amamos e, claro, a comida. Por isso resolvemos compartilhar uma receita não nossa, mas de alguém que seguimos e adoramos: o blog À Milanesa, da Mari Milanezi.

Se você não conhecer, vale a pena o clique para encontrar fotos lindas (essa do post é dela, lógico!), dicas práticas e receitas de dar água na boca. Nossa sugestão para páscoa é o Salmão com crosta de castanha e arroz de couve flor, um prato leve, charmoso e saboroso. Aí vai o passo a passo da Mari:


Ingredientes para o Salmão

– 400g de filé de salmão
– 1 xíc de resíduo de castanha do pará que sobra do leite de castanha
– Salsinha fresca
– Tomilho fresco
– Manjericão fresco
– Orégano fresco
– Pimenta do reino
– Sal rosa do himalaia
– 2 c.s de azeite de oliva extra virgem

Ingredientes para o arroz de couve flor
– 1/2 maço de couve flor
– 1 cebola de cabeça média
– 4 tomates cereja sem sementes
– Pimenta do reino a gosto
– Sal rosa do himalaia a gosto
– Cebolinha verde picadinha
– 1 c.s de azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo para o salmão
1. Tempere o salmão com sal, e pimenta e corte em duas porções.
2. Misture as ervas frescas bem picadinhas com o resíduo da castanha do pará.
3. Unte uma assadeira com um pouco do azeite, caso o salmão esteja sem pele. Se tiver pele não precisa pois ela solta na hora que você assar.
4. Acomode o salmão na assadeira, e cubra com a castanha.
5. Aperte bem e regue com azeite.
6. Leve para assar, no forno pré aquecido a 180ºC por 30 minutos.
7. Retire cuidadosamente da assadeira e sirva. Se ele estiver com pele, deixe a pele que grudou na assadeira, ali mesmo.
Modo de preparo para o arroz de couve flor
1. Corte as cabeças de couve flor, e em um processador, ou liqüidificador no modo pulsar, triture grosseiramente, até ele parecer um arroz. Reserve.
2. Refogue a cebola bem picadinha no azeite de oliva. Não espere o azeite esquentar muito: adicione a cebola antes disso, e um pouco de sal, assim ela não frita, e sim cozinha pois vai soltar um pouco de água, e o azeite não perde as propriedades. Caso preferir, use óleo de coco, ou banha de porco.
3. Quando a cebola já estiver dourada, acrescente a couve flor triturada, e o tomatinho cereja picado. Misture e aqueça. Não precisa cozinhar: ele deve ficar ao dente.
4. Tempere a gosto, e por último adicione cebolinha verde picada.
5. Sirva e aproveite!

Leite de castanha do pará
Para fazer o leite e retirar o resíduo, deixe 1 xíc de castanha do pará de molho por 8 horas. Descarte a água, e bata no liqüidificador com 500ml de água quente. Coe, espremendo bem. O resíduo vai ficar úmido, então aperte um pouco mais com as mãos antes de usar para fazer a crosta.

Boa Páscoa