Letícia Genesini
23 de junho de 2016

Desde que conhecemos a Estela Passoni e suas sopas (se você ainda não conheceu, dá um pulo no nosso artigo), não desgrudamos mais. Eu, a viciada em sopas, então nem se fala. Acho que não tem uma semana que eu fico sem fazer um pedido. E pra completar a paixão, algumas semanas atrás acompanhei uma aula dela no Eataly Scuola. Mais do que uma aula, foi uma noite incrível.

A proposta era aprender um menu saudável para um jantar, composto de entrada (salada incrível), prato principal (cuscuz de couve flor) e sobremesa (trufas de tâmara). Quando a gente aprende com quem trabalha com cozinha, logo entende que a organização é essencial, e que o passo a passo nem sempre vai seguir a cronologia da refeição. Assim que cheguei (atrasada) vi as pessoas enrolando as trufas — lógico, você não quer acabar seu jantar, e ter que voltar pra cozinha correndo arrumar a sobremesa, enquanto os convidados esperam. Aquilo que vai frio é preparado antes!

O espaço do Eataly Scuola é impressionante. Virada para a cozinha, onde a chef dá a aula, estão bancadas cada uma com um fogão portátil para que os grupos (de duas ou três pessoas), não só observem, mas botem a mão na massa. Isso foi essencial para realmente aprender! Eu pude fazer praticamente todo o passo a passo, com exceção de algumas pré-organizações dos ingredientes que já estavam dispostos para nós no mis-en-place (como a couve-flor que já estava cozida). Eu, nerd, me sentei bem a frente e podia toda hora chamar a Estela para ver se meu aspargo já estava no ponto.

 IMG_0570 (1)

Junto a mim haviam outros nerd de cozinha, pessoas que anotavam todas as dicas, e aproveitavam o ouvido solícito da chef para tirar todas as dúvidas. De nenhum modo especialistas ou cozinheiros aptos, mas pessoas ávidas por chegar em casa e refazer o que testaram. Mas, ao mesmo tempo, encontrei pessoas que estavam lá para uma diversão diferente, inclusive um casal de namorados em um encontro! Para eles o mais importante não era dominar as novas técnicas, mas curtir o bate papo, e lógico, degustar tudo no final. Estavam certos eles também, porque nós não “degustamos”, mas fizemos um verdadeiro jantar com aquilo que preparamos! Todos foram servidos dos próprios pratos, que foram harmonizados com vinho do Eataly.

Foi uma noite deliciosa em todos os sentidos e, apesar de ter adorado a minha dupla de fogão que eu conheci na hora, me deu vontade de na próxima também levar alguém para compartilhar esse momento. E sim, no fim de semana seguinte, eu levei as receitas que aprendi para a minha cozinha, e deu mais que certo! Se vocês quiserem tentar, aí vai uma das receitas.

SALADA DE ESPINAFRE COM ASPARGOS E MORANGOS

IMG_0569

INGREDIENTES (4 pessoas)
120 gramas de folhas de espinafre americano
160 gramas de aspargos
8 morangos grandes (firmes)
Azeite para grelhar

MODO DE PREPARO
1. Higienize e seque as folhas.
2. Corte os morangos ao meio no sentido do comprimento
3. Descarte as pontas duras dos aspargos e cozinhe os aspargos em água fervente com sal. Após 2 minutos, retire os aspargos e coloque-os em água gelada. Escorra.
4. Aqueça uma frigideira, acrescente um pouco de azeite e grelhe os aspargos, dourando os dois lados. Corte os aspargos em pedaços.
5. Se necessário, limpe a frigideira com um papel e acrescente um pouco de azeite para grelhar rapidamente também os morangos dos dois lados.
6. Em uma travessa, distribua os morangos e os aspargos grelhados sobre as folhas de espinafre. Sirva a salada acompanhada do molho.

 



leia mais sobre culinárialow carbreceita