Cidade

Muda Mooca

Deixando verde a região menos arborizada de São Paulo
Letícia Genesini
21 de fevereiro de 2018

Você sabia que a zona leste é a área menos verde da cidade? Dado que ela é a maior região em extensão de São Paulo, isso diz muito sobre nossa cidade, que a pesar de ter o melhor parque do mundo eleito pelo The Guardian, o Ibirapuera, e muitas outras áreas verdes, ainda tem muito que crescer (literalmente) quando a isso. Pensando nisso, um grupo de moradora da região criou o Muda Mooca.

Tudo começou com o advogado Danilo Bifone que vendo que a cidade precisava de mais verde plantou uma árvore. Mas ele não parou por aí. Primeiro ele plantava meio que escondido, na surdina da noite. Até que descobriu que para plantar em calçadas da cidade um morador não precisa de nenhuma autorização, apenas precisa seguir o manual técnico da prefeitura. Dito, e feito, de lá pra cá foram mais de 20mil árvores plantadas. Claro que ele não fez tudo sozinho. Outros moradores se mobilizaram e criaram o movimento Muda Mooca.

“A maior dificuldade não é achar muda, quebrar calçada ou destinar o entulho, mas convencer o morador a deixar plantar na frente da casa dele. Tem muita gente que não quer árvore na frente de casa. É uma visão meio higienista de que faz sujeira. Reclamam da folha que cai sem enxergar a poluição da cidade, sem ver os benefícios para a umidade do ar, a melhora na sensação térmica”, contou em entrevista ao Estadão.

O desafio do Muda Mooca é o mesmo que de muita gente que decide arregaçar as mangas e melhorar a cidade. Um exemplo que já contamos aqui é a Horta da City Lapa criada por Neide Rigo.

Outros movimentos similares nasceram em espelho ao Muda Mooca, como o Muda Ipiranga, o Muda Itaim, o Muda Itaquera e o Muda Leopoldina. Assim, pouco a pouco São Paulo vem mudando para uma cidade mais verde!

Para acompanhar o trabalho do Muda Mooca, siga-os no facebook.