Letícia Genesini
03 de novembro de 2016

Um dos pontos mais importantes para nós ao construir o festival O Gosto Como Experiência foi continuar fazendo o que a gente faz de melhor — mostrar os cantos de São Paulo que mais harmonizam com as pessoas e questões que escolhemos. E mosdestia à parte, escolhemos bem os cenários para protagonizar estes eventos. Veja só:

LOBROBÔ | RESTAURANTE SECRETO

10653335_1696565617287090_9217456351432694818_n

Lobrobô é o nome popular da Ora-Pro-Nobis. Isso, somado ao jardim paradisíaco, já tornaria o local perfeito para o evento inaugural do nosso festival, Designers do Gosto: Wine&Tea, mas o local ainda é mais especial. Ele é um restaurante secreto, muito porque, o espaço não é de fato um restaurante, mas uma casa.

Os anfitriões, estudaram na Escola Wilma Kövesi de Cozinha, e como são apaixonados por casa cheia e boa companhia, resolveram abrir a porta para convidados e assim treinar seus dotes culinários. “Funcionamos assim: ao reservar o seu encontro conosco, nós o receberemos em casa, reuniremos cerca de 8 a 12 pessoas por vez, pouco mais ou menos que isso, e elaboraremos um menu completo por evento onde você poderá escolher dentre as opções disponíveis uma entrada, o prato principal, guarnição e sobremesa do seu interesse; às vezes vamos de menu degustação. Não tem conta, apenas uma doação para o anfitrião, que serve reembolso dos gastos com a sua refeição, pois não somos um restaurante convencional, nem um bufet. Não funcionamos como negócio propriamente dito”, conta Wagner Fontoura.

O Lobrobô fica no City Butantã, um oásis arborizado na nossa cidade. Entre o cenário, a comida e a simpatia dos anfitriões, é para se apaixonar.

A LOJA DO CHÁ

1150510_513858045361620_1093201983_o

Para amantes do chá, a loja dispensa apresentações, mas é sempre bom dar o devido crédito a quem merece. Aberta há 18 anos pela pioneira Carla Saueressig, A Loja do Chá foi a primeira loja em São Paulo a vender chás especiais. Ela já tinha chá branco, antes de atrizes falarem na TV que usavam para emagrecer; trazia os melhores Chais antes da novela fazer a cabeça das pessoas sobre gostos indianos. Entra e sai moda, uma coisa que não muda: a busca da Carla pelo sabor do chá — o que aliás é o mais importante aquém a todas essas manias e nutricionismos.

São hoje cerca de 200 chás para encantar todos os gostos. Seria mais fácil ser uma loja especializada em 20 tipos? Seria, mas Carla não parece estar tão preocupada com o fácil, afinal ela se propôs a importar chás especiais que vem da Europa, e só quem trabalha com importação de alimentos sabe o trabalho, custo e aporrinhação que isso significa.

A Loja do Chá é uma das principais apoiadoras deste festival, e foi a sede da nossa abertura oficial e recepção de imprensa, e melhor lugar para esse kick off não haveria. Nossa dica, passe lá conhecer e puxe um papo com a Carla, você não vai se arrepender.

CHA YÊ

886816_1210694048960648_6168652838816275626_o

A Cha Yê também é uma casa de chás especiais, mas aqui só entram chás chineses. Os sócios vão todo ano para lá e voltam com os melhores chás que encontram. “Nos especializamos em chás de altíssima qualidade produzidos por pequenos agricultores e mestres de chás em mais de 12 regiões produtoras na China. Todos nossos chás são prospectados diretamente por nós ano após ano. Escolhemos apenas o que achamos valer a pena e compramos apenas de mestres que conhecemos e que sabemos fazerem um excelente trabalho respeitando o meio ambiente e todos os indivíduos envolvidos na cadeia na qual se inserem”, contam. Perfeito para situar a cerimônia do chá revisited no evento Sala Nômade de Chá.

Além da carta de chás quentes, eles possuem um menu de comidas chinesas maravilhosas, e nas quintas quentes tem chá gelado na janela no esquema pague o quanto quiser ou puder! Além de um espaço para eventos que recebe de exposições de arte a shows de samba, tudo no coração de Pinheiros. E se vocês estão se perguntando, aqui não tem rivalidade não, a Carla vai tomar chá lá e vice-versa.

GELATO BOUTIQUE

O premiado Caffè-Lime - uma mistura exótica de café brasileiro com raspas de suco do limão-taiti e, pra finalizar, um pouco de chantili de cachaça.

O premiado Caffè-Lime – uma mistura exótica de café brasileiro com raspas de suco do limão-taiti e, pra finalizar, um pouco de chantili de cachaça.

A gente ama sorvete. Ponto. E a Gelato Boutique mais que delicioso é surpreendente. A  chef gelatière Marcia Garbin, formou-se em Paris e desenvolveu a maior parte de sua carreira na Itália, combinando as duas escolas para fazer criações únicas. “Nossos gelatos reúnem ingredientes especiais, 100% naturais e muitas vezes inesperados. (…)Quando criamos um novo sabor, começamos praticamente com uma narrativa. O que ele tem de diferente? Como podemos elevá-lo a um nível mais alto? Nós precisamos deste sabor? Ele nos desafia? Nossas criações têm alma e vêm do coração”, conta.

Toda essa criatividade também fez aflorar uma parceria — com a Loja do Chá. O resultado inicialmente foram sabores desenvolvidos a partir de alguns chás da Loja, e agora o público ganha mais um deleite: o lançamento da carta A Loja do Chá, na Gelato Boutique. O evento oficial será no dia 08/11 a partir das 18h, e fará parte do nosso festival O Gosto Como Experiência, recebendo uma roda de conversa entre Marcia Garbin, Carla Saueressig e Nicola Perullo — aberto e gratuito: vem!

RESTAURO

Imagem divulgação

Imagem divulgação

Lembra que falamos que vai ter Nicola Perullo na Bienal? Isto por que uma das instalações é o Restauro — “espaço de alimentação concebido por Jorge Menna Barreto propõe uma experiência de metabolização e digestão, tanto física quanto mental”.

“Obra de arte e restaurante instalado no mezanino da 32 bienal, levanta questões acerca dos hábitos alimentares e seu impacto no meio ambiente. O cardápio foi elaborado em parceira com a nutricionista e chefe Neka Menna Barreto e a Escola Como Como de Ecogastronomia, que têm como prioridade a diversidade do reino vegetal. O coletivo Grupo Inteiro pensou no projeto espacial e no que o artista chama de “microclimas”, relação entre o espaço e a experiência do comensal. No Restauro, é possível comer lendo, comer junto e comer ouvindo – esta última experiência, resultado de uma parceria com Marcelo Wasem, disponibiliza ao visitante entrevistas com agricultores e paisagens sonoras captadas em agroflorestas” (fonte divulgação).

Estaremos lá neste domingo, 06/11 às 10h para um bate-papo aberto e gratuito, esperamos vocês!

LIBERDADE

liberdade_05

É claro que um festival São Paulo Saudável precisaria ir para rua! No sábado 05/11 às 10h vamos explorar o bairro da Liberdade sob a ótima de uma sommeliere de chás, para criar um guia vivo de onde comer e comprar, além de claro, aprender sobre a cultura desta que é a segunda bebida mais consumida no mundo.

Confira a programação completa do Festival O Gosto Como Experiência no link.
Foto de capa: Lobrobô.