Exercício

Bike Anjo e Pedalinas: aprenda a pedalar

Em busca da sensação de liberdade da bicicleta
Victor Brasil
04 de novembro de 2015

Com a nova onda de mobilidade e a busca por uma vida mais saudável, que tal aprender a pedalar?

Muitas pessoas, por diversos fatores, não aprenderam a pedalar em sua infância. Mas como nunca é tarde para começarmos com toda a diversão, existem alguns “anjos” que podem ajudar nessa aventura.

O pessoal do Bike Anjo e as Pedalinas se juntaram para organizar oficinas para aprender a pedalar todo último domingo do mês!

Neste dia não importa a idade, basta ter vontade de aprender descobrir a sensação de liberdade que um bom pedal pode trazer.

Dia: Todo ultimo domingo do mês

Horário: 15h

Preço: Evento Gratuito

Local:Praça Vegana (veja no mapa AQUI)

Inscrições pelo site: bikeanjo.org

IMPORTANTE: não é necessário levar bicicleta, mas se você já tem leve para que aprenda na sua própria bike!

oficina-aprenda-a-pedalar

E para quem já sabe pedalar e como eu tem vontade de virar um anjo é possível se cadastrar no site deles e sair ajudando o pessoal! 🙂

Segue algumas dicas do Bike Anjo para ensinar alguém a pedalar:

1- Ensine como funciona o freio: sugira sempre manter dois dedos no freio e não apertar com força, e tente manter a pessoa relaxada (uma piadinha cai sempre bem nessas horas! 😉 )

2- Coloque o banco bem baixo para o iniciante colocar os dois pés no chão. Aí peça para ir “remando” com os pés, tentando mantê-los cada vez mais fora do chão, se equilibrando na bike.

3- Ensine como dar a arrancada: coloque o pedal em 45 graus pra frente (sugira sempre começar a arrancada com o mesmo pé) e dê o impulso não só empurrando o pedal com o pé pra baixo, mas empurrando também com o corpo pra frente para ganhar velocidade.

4- Atingir velocidade: a pessoa ganha mais equilíbrio se conseguir mais velocidade (não precisa ser velocidade máxima, né?!), então fale para o iniciante não ficar com medo de ir mais rápido.

5- Segure a bicicleta para dar apoio: Enquanto a pessoa vai praticando as primeiras pedaladas, vá dando um suporte segurando a bike. Tem Bike Anjo que gosta de segurar no bagageiro (quando tem), outros no selim e outros no guidão. Vão testando o melhor método para vocês, mas só evitem fazer muita força, se não a pessoa não tem noção do seu ponto de equilíbrio (além de que você vai ficar quebrado no dia seguinte. 😛 )

6- Se a pessoa estiver muito nervosa ou não estiver conseguindo: prenda a roda dianteira nas suas pernas e segure o guidão. Peça pra pessoa colocar os dois pés no pedal e sentir onde está o eixo gravitacional da bike (fica abaixo do umbigo). É a cintura e as pernas que vão dar o suporte para ela se equilibrar, então pratique um pouco essa posição para a pessoa se acostumar. Depois retome o exercício de pedalar.

7- MUITO IMPORTANTE: pergunte sempre se a pessoa está cansada e sugira que ela descanse e tome uma água para não desidratar e ficar com dores.

Fonte: Bike Anjo

Bom pedal ! 🙂

 



leia mais sobre bikesolidariedade