Amigos do Sao Paulo Saudavel
21 de fevereiro de 2017

Você conhece alguém ansioso ou estressado?

Bem, talvez seja melhor mudar a pergunta. Você conhece alguém que NÃO seja ansioso ou estressado? Talvez conheça alguém. Esse alguém é fora da curva. Fora da nossa curva de vida estressante, onde os dias são longos e os anos são curtos.

É inegável que a rotina nos consome mais e mais. Precisamos de uma força contrária, que freie essa loucura, pra viver melhor. Para a saúde mental (a gente ainda divide a saúde entre vários compartimentos??), uma das práticas mais eficientes e estudadas é a meditação.

Pessoas que meditam são capazes de baixar os níveis de estresse, melhorar o sono, o foco e até a regulação hormonal. E nem estou falando de meditadores “extremos”, como monges tibetanos. É incrível como a mente é capaz de ser treinada.

Meditar pode ser uma prática difícil para iniciantes inquietos (olha eu aqui!), e ficar parado e concentrado pode ser bem desgastante por isso. Nada que não se mude com muitas tentativas, não é? Mas também existe uma forma de praticar meditação em movimento. O movimento repetitivo e contínuo pode ajudar a limpar a mente de forma até mais fácil para quem não está acostumado.

Movimentos repetitivos como caminhada e corrida podem ser super aliados à uma prática mental, e é exatamente o que vemos em corredores. A experiência de muitos de nós é de que “não se pensa em nada” durante o treino, e como isso relaxa! Não necessariamente todos, há treinos em que o foco é na pista, outros em que temos companhia, etc… Mas uma corrida longa e contínua esvazia a mente maravilhosamente bem! E com ela mais calma, os pensamentos fluem. Por isso resolvemos problemas e temos insigths com frequência.

Experimente correr em um lugar calmo e de área verde… em São Paulo, o clássico Ibirapuera é meu lugar preferido. Sem ouvir o trânsito caótico, é mais fácil aquietar os pensamentos.

Bons treinos!

Por Gigi Kaupe
Treinadora Física especializada em corrida de rua e treinamento de força

Instagram @gigikaupe.treinoonline
Snap gigikaupe

leia mais sobre corrida