Iniciativas

Opções de canudos reutilizáveis

Porque canudo descartável é um dos itens mais encontrados no oceano!
Letícia Genesini
14 de março de 2018

Nas últimas semanas, o Selo Eu Reciclo lançaram uma campanha de conscientização do uso e descarte dos canudos plásticos. O fato é que mesmo em coleta seletiva eles quase nunca são reciclados, porque esse processo é muito difícil e custoso. O resultado? Eles acabam em aterros ou oceanos — sim ele é um dos itens mais encontrados no oceano de acordo com a Ocean Conservancy.

“Pois é. Quando você descarta o canudinho, mesmo colocando no lixo reciclável, o que acontece é o seguinte: ele chega nas cooperativas de reciclagem junto com os demais resíduos recicláveis, os cooperados e cooperadas os separam por tipo de material e quando veêm os canudinhos, colocam junto com os rejeitos. Esses rejeitos são aqueles resíduos de difícil reciclabilidade ou que não são recicláveis, ou seja, que vão para o aterro.

Lá, os canudinhos ficam anos e anos até se decomporem, contaminando o ambiente com substâncias tóxicas. Mas isso é o que acontece quando eles vão para aterros sanitários regularizados. Quando eles vão para os aterros irregulares e lixões, a mesma coisa acontece também, só que com um agravante: a exposição a chuva e o vento levam os canudinhos até os cursos hídricos, que desaguarão nos mares e oceanos. Então é, seu canudo tem uma boa chance de terminar junto com os peixinhos e outros animais marinhos”. contou o Eu Reciclo em post.

Pensando nisso hoje temos algumas marcas de canudos reutilizáveis como a Mentah e a Paz em Gaia. A ideia é que você leve eles na bolsa para usar sempre que precisar. E alguns locais em Sampa já tem até disponível para comprar, como o Estela Passoni (foto).


leia mais sobre lixosustentabilidade