Comida

O que fazer com a Rama de Cenoura?

Receita para você não precisar jogar comida fora
Letícia Genesini
29 de de 2016

Neste fim de semana estivemos com o pessoal do Satisfeito que colocou seu feedtruck da rua e serviu delícias gratuitas feitas de alimentos que iria para o lixo. Mas o ideal é que incorporemos isso no nosso dia a dia. Como? Rompendo hábitos invisíveis.

Imagine a seção de hortifruti em um supermercado, o que você vê? Cenoura sem ramas, brócolis sem folhas, rabanetes, idem. Criamos uma ideia que o alimento é apenas aquela parte, mas a parte que não vemos, aquela que foi pro lixo também é. Se vamos à feira, não dá outra: o feirante já corta a rama e as folhas pra gente para não termos que levar esse trambolho para casa. Acontece que o trambolho, é comida. As folhas do brócolis e da couve flor, por exemplo, são parentes da couve — porque vemos uma como comida e outra como lixo? Porque uma é saudável, cheia de nutrientes e outra, restos — as ramas da cenoura, inclusive, dizem que é mais nutritiva que a cenoura em si? Aliás, ao invés de comprar brócolis e couve-flor, você poderia aproveitar as folhas naturais e economizar na sua semana, não?

 

Quitutes do Satisfeito servidos nessa Virada

Quitutes do Satisfeito servidos nessa Virada Sustentável

Como começar a ver essas plantas como alimento? Através de receitas! Sabemos que muita gente quer aproveitar melhor os alimentos, mas não sabe como fazer. Então vamos ajudar. Já postamos aqui uma receita de Pesto de Rama de Cenoura em apoio a outra iniciativa que trabalha essa conscientização, o Comida Invisível, mas você não precisa fazer pesto toda vez que comprar cenoura. O ideal é ter liberdade para criar na cozinha.

Nossa dica? Veja a rama não como um resto da cenoura, mas como um tempero verde. Assim você ganhar mais flexibilidade. A receita manda salsa ou tomilho? A rama pode substituir bem. Assim você consegue incorporá-la no suco verde, no omelete, no refogado, nas finalizações dos pratos… Inclusive fazer uma sopa de cenoura e usar a rama junto.

Ah, e sua cenoura veio com uma cabeleira muito longa, não vai conseguir usar tudo nas receitas dessa semana? Congele! Pique tudinho, como se fosse usar na hora, coloque em um saco plástico e mande pro congelador. Quando você precisar, tá lá. E não precisa nem descongelar, só pegar um punhado e mandar pra panela.

Assim, da próxima vez que o feirante for cortar a rama da sua cenoura, você já pode tirar ele do automático e passar essa ideia pra frente. E a gente promete ajudar com mais dicas como essa, ok?

Foto: Modefica

Foto: Modefica