
Já deu uma olhada na lista de ingredientes dos chocolates usuais? Além de ter mais qualquer outra coisa do que cacau, é uma infinidade de ingredientes que transformam o chocolate naquilo que a maioria de nós acreditamos ser: um doce nada saudável. Mas e se ao invés de tudo isso tivéssemos apenas 2 ingredientes: cacau e, em bem menor quantidade, açúcar? É isso que fazem os Raros Fazedores de Chocolate.
“A Raros é uma empresa criada por dois agrônomos (a Vanessa e o César) que decidiram fazer seu próprio chocolate da forma mais pura possível. A vontade de criar uma empresa aqui no Brasil no conceito From Bean to Bar surgiu através do gosto pela produção, pelo prazer de ver a matéria natural se tornar algo sobrenatural, o chocolate! E, pela vontade de retornar à produção de chocolate natural, feito exclusivamente de cacau e NÃO de aromatizantes, lecitina de soja, gordura vegetal e outros produtos que são comumente utilizados para sua fabricação e que não trazem benefícios à saúde”, contam em seu site.
Bean to Bar significa que eles mesmo fazem todos as etapas da produção: eles selecionam o cacau, o torram, descascam manualmente, moem na pedra, elaboram as próprias receitas, embalam e até distribuem e vendem — foi assim que a gente conheceu eles, aliás, em uma feira onde eles vendia o chocolate. A única coisa que eles não fazem ainda é a plantação, mas daqui a pouco isso vai mudar, porque eles já estão constituindo sua fazenda de cacau aqui no estado de São Paulo.
Hoje o cacau que eles selecionam vem de produtores ranqueados entre os 50 melhores do mundo (dos 50, 5 são brasileiros). Este cacau aromático brasileiro é quase todo usado para exportação e vai acabar muitas vezes em chocolates belgas que a gente tanto acha excelente — mas o terroir é nosso. Eles também não misturam cacau de produtores diferentes, assim dá pra sentir a diferença do terroir de cada um — não isso, não é frescura e nem só para amantes de vinho, é para quem ama comida!
Os Raros conseguem este cacau não facilmente: já que o esquema de exportação já está montado, eles só conseguem manter o produto aqui no território nacional pagando bem mais do que os clientes europeus (incluindo a conversão). Mas o esforço vale a pena: o resultado são chocolates incríveis e 100% brasileiros. É de morrer de orgulho.
Para saber mais sobre o mundo do chocolate artesanal, confira nossa tag Puro Cacau.