Comida

Puro Cacau: Raros Fazedores de Chocolate

Chocolate artesanal feito em São Paulo
Letícia Genesini
15 de de 2016

Já deu uma olhada na lista de ingredientes dos chocolates usuais? Além de ter mais qualquer outra coisa do que cacau, é uma infinidade de ingredientes que transformam o chocolate naquilo que a maioria de nós acreditamos ser: um doce nada saudável. Mas e se ao invés de tudo isso tivéssemos apenas 2 ingredientes: cacau e, em bem menor quantidade, açúcar? É isso que fazem os Raros Fazedores de Chocolate.

“A Raros é uma empresa criada por dois agrônomos (a Vanessa e o César) que decidiram fazer seu próprio chocolate da forma mais pura possível. A vontade de criar uma empresa aqui no Brasil no conceito From Bean to Bar surgiu através do gosto pela produção, pelo prazer de ver a matéria natural se tornar algo sobrenatural, o chocolate! E, pela vontade de retornar à produção de chocolate natural, feito exclusivamente de cacau e NÃO de aromatizantes, lecitina de soja, gordura vegetal e outros produtos que são comumente utilizados para sua fabricação e que não trazem benefícios à saúde”, contam em seu site.

captura-de-tela-2016-09-15-as-15-10-30

Bean to Bar significa que eles mesmo fazem todos as etapas da produção: eles selecionam o cacau, o torram, descascam manualmente, moem na pedra, elaboram as próprias receitas, embalam e até distribuem e vendem — foi assim que a gente conheceu eles, aliás, em uma feira onde eles vendia o chocolate. A única coisa que eles não fazem ainda é a plantação, mas daqui a pouco isso vai mudar, porque eles já estão constituindo sua fazenda de cacau aqui no estado de São Paulo.

Hoje o cacau que eles selecionam vem de produtores ranqueados entre os 50 melhores do mundo (dos 50, 5 são brasileiros). Este cacau aromático brasileiro é quase todo usado para exportação e vai acabar muitas vezes em chocolates belgas que a gente tanto acha excelente — mas o terroir é nosso. Eles também não misturam cacau de produtores diferentes, assim dá pra sentir a diferença do terroir de cada um — não isso, não é frescura e nem só para amantes de vinho, é para quem ama comida!

12745437_648324275321376_2044867043584305837_n

Os Raros conseguem este cacau não facilmente: já que o esquema de exportação já está montado, eles só conseguem manter o produto aqui no território nacional pagando bem mais do que os clientes europeus (incluindo a conversão). Mas o esforço vale a pena: o resultado são chocolates incríveis e 100% brasileiros. É de morrer de orgulho.

Para saber mais sobre o mundo do chocolate artesanal, confira nossa tag Puro Cacau.