Cidade

Parque Ceret

Mata atlântica dentro da cidade
Letícia Genesini
26 de julho de 2016

A gente fala muito do Parque Ibirapuera porque ele realmente é nossa segunda casa, mas claro que não é a única área verde em São Paulo. Você já foi, por exemplo, no CERET (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador)? São quase 300 metros quadrados com área verde, quadras esportivas e muito espaço para lazer.

Antes de ser Fundação Ceret, a área era uma reserva de mata atlântica, conhecida por Mata Paula Souza. Até que em 1970 metade de sua área original foi desapropriada pelo governo do estado para virar o parque que conhecemos hoje. Apesar da perda de grande parte da reserva, hoje o parque é 90% de área verde.

Para quem adora esportes de lá é um prato cheio lá tem 3 campos de futebol, 4 quadras de vôlei, 2 quadras de basquete, 3 quadras poliesportivas, 1 Quadra de Beach Soccer, 6 quadras de tênis (sendo duas de saibro). Tem também um ginásio poliesportivo, 3 salas de ginástica, 2 Canchas de Bocha, Playground, academia ao ar livre para terceira idade, salão de jogos, Bosque de Leitura. Além disso, conta também com 1 campo de rugby, o primeiro instalado na cidade que é oficialmente a Arena Paulista de Rugby. É tudo público, só precisa agendar o uso.

foto: webrun

foto: webrun

Quem gosta de nada está no lugar certo, ele possuem 4 piscinas, inclusive uma de 100 m de comprimento por 50m de largura que está entre as maiores da América Latina. E para os corredores de plantão há duas pistas comuns para caminhada ou corrida, uma de asfalto (1600m) e uma com terreno misto — terra batida e asfalto — (2.200m), além de uma pista oficial de atletismo com piso de carvão (400m). Claro que com todo este espaço você encontra assessorias de corrida lá dando treinos. A Run&Fun, por exemplo, está lá segundas e quartas das 18h30 às 20h45.

Os pontos negativos do parque? Eles não tem lanchonete, mas há quiosques para piqueniques. Há restrições para o uso de skates e bicicletas que são liberados apenas para crianças até 10 anos. Então os amantes de esportes sobre rodas ficaram de fora dessa. A manutenção também precisa de melhoras, mas a gente sempre defende que quanto mais usamos nossas áreas públicas, mas mostramos a sua importância e, logo, exigimos seu cuidado.

Localização: Rua Canuto de Abreu, s/n°, Tatuapé.
segunda a sexta, das 6h às 22h;
sábado, domingos e feriados, das 6h às 18h | 6h às 19h (horário de verão).
Estacionamento gratuito
Telefone: (11) 2671-8788

 



leia mais sobre parquetatuapé