Cidade

Planetário do Ibirapuera

Reabriu nossa tradição de infância!
Letícia Genesini
15 de fevereiro de 2016

Quem nasceu e cresceu em São Paulo certamente tem boas lembranças do Planetário do Ibirapuera na infância — e também memórias de chegar até o parque somente para descobrir que ele estava fechado. Bem, para quem quer reviver as boas lembranças, ou finalmente conhecer a atração, temos uma ótima notícia: o Planetário reabriu!

Inaugurado em janeiro de 1957, o Planetário Aristóteles Orsini foi o primeiro planetário do Brasil. O prédio é um importante patrimônio histórico, científico e cultural, tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).

O planetário estava fechado desde 2013, após um raio ter danificado seu projetor. Essa, no entanto, não foi a primeira vez que as exibições foram interrompidas prolongadamente. Ele ficou fechado dentre 1995 e 1997 e depois de 1999 a 2006, para reformas.

Desde o fim de janeiro suas exibições estão de volta, e vale a pena aproveitar quem ainda está de férias: até o fim de fevereiro há 4 sessões diárias, depois somente aos finais de semana.

 

Local: Parque Ibirapuera, próximo ao portão 10.

Tempo da sessão: 40 minutos

Horários:

  • Domingos e feriados em 4 sessões: às 13h, 15h, 17h e 19h
  • Nos meses de férias (janeiro, fevereiro, julho e dezembro) além das sessões a cima ocorrerão outras às sextas-feiras às 15h e 17h, e os sábados, às 13h, 15h, 17h e 19h.

Ingressos: Gratuito. Distruibuição 1h antes do inicio de cada sessão.

Informações gerais: A sala possui capacidade para 300 visitantes, sete deles cadeirantes. Idade mínima 5 anos.