Comida

Garrafa Livre: vinhos e ideias vivas

Conheça essa importadora de vinhos naturais franceses
Letícia Genesini
17 de novembro de 2016

Vinho Natural, Comércio Justo,  Beber e Comer Bem e Consciente — estes são os pilares do Garrafa Livre, a marca importadora e comercializadora de vinhos naturais. A gente podia parar o texto por aí, abrir uma garrafa e brindar, por que já tá bom, né? Mas vale a pena puxar uma cadeira do bar e conhecer mais os caras.

A empresa é novinha, nasceu ano passado, como nascem as boas ideias, depois de muito papo à mesa sobre comida (o que mais?). Tudo veio da paixão de um brasileiro que mora na França, e um francês que adotou as terras brasileiras, pelo vinho, pela comida orgânica, pela justiça social e pela vida consciente. Depois de mais de uma década como experientes consumidores de vinhos naturais, Paulo e Pierre-Antoine resolveram transformar a paixão em negócio, ligando o mercado brasileiro (que ainda é sedento por vinhos naturebas), com os produtores que fazem com a mesma paixão deles — tudo isso sem perder a ternura.

O nosso objetivo sempre foi de propor vinhos ao preço mais justo possível, respeitando cada um da cadeia, do produtor ate o consumidor final. Obviamente para chegar a isso somos o único intermediário entre os dois.”, contam.

O que eles mais querem? Que você conheça o vinho natural, em todo o sentido da palavra — vá atrás de saber e provar. Por isso no site eles contam tudo com transparência (aqui e aqui) e não é estranho achar pela cidade degustações dos vinhos deles (a gente sempre divulga). Se você quiser comprar, basta correr no site, e claro, sempre tem garrafas livres na Enoteca Saint Vinsaint — se quiser companhia para um brinde é só nos chamar!


VERNÁCULO GARRAFA LIVRE

11165157_896588727053942_678184223075999862_o
Vinho Natural
, vem a ligação direta com a natureza, do terreno, do solo, do clima, do vigneron, sem entrantes químicos, sem aromas artificiais, sem adaptação técnica ao mercado.

Comércio Justo, vem a motivação para manter os preços mais baixos o possível, através do contato direto com o vigneron, de manter uma estrutura mínima, e privilegiando a venda direta, impactando assim ao mínimo o preço final ao bebedor.

Beber e Comer Bem é uma decisão pessoal, pois podemos escolher o que bebemos e comemos primando pela qualidade gustativa, sanitária e ambiental.  Além desse lado existe o lado social e humano onde o momento onde bebemos e comemos é único e especial, merecendo assim toda a atenção e presença.

Garrafa, que guarda e transporta, esconde às vezes – mas protege sempre, partilha momentos ou transforma-se em presente, traz a história do vinho e cria a história do momento de bebê-la.

Livre, livre da lógica de margem sobre margem, livre de agrotóxicos, livre da competição de mercado, livre da convenção que liga vinho e distinção social, livre da escolha de vinhos por marca, livre da doutrinação dos guias de vinho …