Por aí

Conheça a Chapada Paulista

trilhas, cachoeiras e cânions!
Letícia Genesini
09 de abril de 2019

Apesar de ainda pouco conhecidos, existem alguns destinos em São Paulo que surpreendem com cenários naturais impressionantes que fogem do “padrão” paulista e parecem pertencer a outros estados do Brasil. Um desses lugares é a pequena região de Itararé e Sengés – que acabou ficando turisticamente conhecida somente como Itararé –, a cerca de 300 quilômetros da capital, próximo à divisa com o Paraná, que abriga paisagens geralmente encontradas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, como imponentes cânions e paredões rochosos, cachoeiras e poços cristalinos, cavernas e grutas, entre tantas outras, e, por isso, ganhou fama como a “chapada paulista”.

Para quem tem interesse em conhecer esse incrível destino, o Desviantes, agência especialista em turismo de aventura e ecoturismo, reuniu algumas informações importantes para você!

Graças a todos esses atrativos naturais que fizeram de Itararé o grande destino de ecoturismo que é hoje, há centenas de passeios imperdíveis para conhecer por lá. Por exemplo, as belíssimas cachoeiras da região são um de seus principais pontos turísticos – inclusive, a maioria delas podem ser exploradas de uma única vez através da “Trilha das Cachoeiras”, um percurso de aproximadamente quinze quilômetros (ida e volta) e inclui as cachoeiras da Cabeceira, dos Veadinhos, dos Bugres, do Lajeadão e do Poço Fundo; além dessas, a Cachoeira do Lago Azul é também uma atração espetacular por conta de seu poço, que conta com águas extremamente cristalinas e de tom azulado (daí a origem de seu nome), perfeita para banhos refrescantes.

Cachoeira do Corisco

E falando em trilhas, você pode escolher uma excursão para Itararé, inclusive com saída de São Paulo, que inclua atividades físicas como trekking e que, de quebra, ainda levam a outras lindas cachoeiras e também para impressionantes cânions.

Entre as principais trilhas estão a Trilha do Segredo, com cerca de 25 quilômetros (ida e volta), onde você poderá conhecer de perto a fauna e flora da região e as paisagens do Vale do Corisco, como a cachoeira de mesmo nome e os imensos paredões de arenito formados pelas águas do Rio Itararé; a Trilha do Caracol, percurso mais tranquilo de sete quilômetros que passa por grutas e riachos até chegar ao Cânion de Quartelá, cujos paredões de arenito são ótimos para praticar rapel e escaladas; e a Trilha Lumber, passeio feito em veículo 4×4 que atravessa uma área de mata atlântica e leva ao Cânion Pirituba e à Cachoeira da Invernada.

Cânion do Jaguaricatu

 

Cachoeira do Lago Azul

Outras opções de passeios de aventura e com muita natureza também incluem o boia-cross e o mergulho, que podem ser feitos nas águas do Rio Verde, pois é dele que formam corredeiras para praticar esses tipos de atividades e de onde surgem ainda as piscinas naturais e praias fluviais de Itararé. Além disso, o Parque Ecológico da Barreira é um atrativo incrível para conhecer as grutas da Santa e das Andorinhas e assistir a um belíssimo pôr-do-sol no fim do dia.

Finalmente, um atrativo que ninguém pode deixar de visitar em Itararé é o Cânion do Rio Jaguaricatú, com imponentes paredões de arenito que chegam a alcançar até 200 metros de altura e são emoldurados por quilômetros e quilômetros de natureza muito bem preservada – inclusive, trata-se do oitavo maior cânion do mundo em extensão de área verde!

leia mais sobre chapada paulista