Por aí

O Sistema de Trilhas que unirá o Brasil

Do Oiapoque ao Chuí com a mochila nas costas
Letícia Genesini
10 de outubro de 2018

Estão criando o Sistema Brasileiro de Trilhas de longo Curso, um sistema nacional de trilhas com mais de 8000km de extensão interligando o território nacional inteiro — do Oiapoque ao Chuí. E nós já estamos com a mochila nas costas para mais essa aventura!

A iniciativa é do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão que coordena unidades de conservação nacionais (leia-se os parque e reservas). Além de proporcionar novas alternativas para o turismo de montanhas, a proposta cria um corredor ecológico fortalecendo as áreas de conservação.

Senão 4 grandes corredores: Corredor Litorâneo; Trilha Missão Cruls; Caminhos do Peabiru; Estrada Real. Estas artérias se ligarão a outras trilhas regionais, como o Caminho da Mata Atlântica e a Transmatiqueira (com alguns trechos já funcionando). E em 2017, depois de 20 anos de planejamento e implementação, inauguramos a Transcarioca (180km cruzando o Estado do Rio de Janeiro).

A iniciativa não é novidade em outros países, os EUA, por exemplo, possui seu sistema de trilhas a mais de meio século, interligando 90% das unidades de conservação do país. Uma das mais famosas é a Appalachian Trail, retratada no filme “Livre”. Assim como o exemplo americano, a proposta levará 20-30 anos para se completar, mas até lá podemos aproveitar os trechos em desenvolvimento.

leia mais sobre trilha