Por aí

Conheça a Serra da Mantiqueira

O paraíso saudável é aqui
Letícia Genesini
03 de janeiro de 2017

Quem estiver de férias e estiver buscando roteiros nos arredores de Sampa, nossa dica é tirar uns dias para visitar a Serra da Mantiqueira neste verão — em um roteiro muito melhor do que ficar nas filas das baladas de Campos do Jordão durante o inverno.


A Serra da Mantiqueira já era reduto preferidos dos amantes de esportes radicais, principalmente escaladores, e ultimamente vem despontando como um novo centro de produção gastronômica autóctone e sustentável — ou seja, tudo que a gente gosta. Anota aí nossas dicas favoritas:

 

Entre Vilas

img_18521Se você tem um único dia disponível, nossa dica é: visite o Entre Vilas. A gente já contou tudo sobre ele aqui, mas vale a pena lembrar de novo este restaurante que leva o selo do Slow Food não à toa: ele está dentro de sua fazenda homônima em São Bento do Sapucaí, e muito do que vai pra mesa foi cultivado, criado e produzido lá mesmo, inclusive os vinhos. O restaurante só abre de fim de semana e para o almoço, então tem que reservar. Ah, e vale a pena planejar o programa para uma tarde toda, pois o menu degustação e o vinho não devem ser apressados.

 

Oliq

14612617_679614322189654_1906025126214087265_o

Também em São Bento do Sapucaí, o Oliq é um dos mais deliciosos azeites de Oliva do Brasil. Você pode dar um pulo na sua fazenda para ver a pintura das oliveiras sobre as colinas, degustar os azeites, e levar pra casa com um descontinho. Eles também começaram a produzir o próprio café, além de outros mimos, como sabonetes artesanais feitos a partir do azeite.


Empório dos Mellos

8

Campos do Jordão não é só balada. Se você for visitar a cidade charmosa, não deixe de passar no Empório dos Mellos, que fica no bairro de mesmo nome. Fica a uma meia hora do centro, mas vale a pena a viagem. O restaurante tem horta orgânica, com muitas PANCs que acabam nos pratos, além de mercearia que tem feirinha orgânica, produtos da região e uma seleção surpreendente de vinhos brasileiros, muitos deles naturais.

HUB

Quem disse que a Serra não tem vida noturna? O HUB, localizado em São Bento do Sapucaí, é um bar, lounge & bistrô, com cervejas artesanais da região, cardápio variado com opções sem glúten e veganas. O destaque de lá, porém é a programação musical, de eletrônico à jazz, como muito bom gosto. Isso porque à frente do empreendimento está o dj e produtor musical Lipe Forbes (conhecido também como skulptor).

Horto Florestal

horto_florestalCampos também tem um Horto Florestal com um complexo de trilhas e cachoeiras, além do delicioso restaurante típico, Dona Chica. Não deixe de provar a truta e a farofa de pinhão.

 

Complexo do Baú

captura-de-tela-2017-01-03-as-20-37-24

Quem gosta de trilhas, a região está cheia. As melhores são as trilha dos complexo do Baú, que ligam o monte de mesmo nome, o Bauzinho e a Ana Chata. As trilhas vão de leve à moderada, com trechos de escaladas fáceis para quem quer subir o Baú até o topo — na dúvida consulte os guias locais. Os escaladores de plantão podem subir a pedra que tem vias de acesso tanto de Campos do Jordão, quanto de São Bento do Sapucaí.

 

Detrás da Matriz

15440477_549806291894355_91841602837723285_oLocalizado literalmente atrás da igreja Matriz de Gonçalves, o empório e café trabalha com produtos locais, prioritariamente orgânicos. Tem sempre pão fresquinho, queijos artesanais, cervejas para acompanhar, café moído na hora e muito mais.


Amama Sorveteria

11313163_441989789308610_7057237414793741889_oNão tem nada melhor no mundo que sorvete, mas esse se supera ainda mais. A base da delícia é leite cru de búfala criada solta, que se une a ingredientes naturais (em sua maioria orgânicos), e as casquinhas são feitas com milho crioulo. Além disso tem ghee de búfala, alho negro e café orgânico. Ah, e o da foto é o vegan choco.

Itabaú Sorvetes

O Itabaú, também conhecido como picolé do Robson, é uma marca de sorvetes e picolés artesanais de São Bento do Sapucaí (embora tenha chego já a São Paulo em alguns lugares específicos — sorte a nossa!). Eles possui sorvetes com ingredientes da região, como o pinhão, além das linhas orgânicas e sem açúcar.

Le Gourmet Bistrô

chuchu-coelhoOutra parada do roteiro Slow Food na Mantiqueira, esse restaurante de Gonçalves também só abre aos fins de semana para almoço, e jantar às sextas e sábados. Lá os sabores tradicionais ganham toques sensoriais surpreendentes. A nossa paixão é o sagu de goiaba com sorvete de queijo.

 

Feira de Orgânicos Mantiqueira
captura-de-tela-2017-01-02-as-22-32-27Não dá pra ir embora sem antes passar na Feira de Orgânicos de Gonçalves e conhecer os produtores da região. A feira acontece todos os sábados pela manhã, das 9h às 13h.

Conheça nossas dicas para Cunha, também localizada na Serra da Mantiqueira.