Moda & Beleza

Flávia Aranha: moda com estilo e consciência

Conheça a marca brasileira de slow fashion
Letícia Genesini
21 de dezembro de 2016

As coleções de roupa que mais nos encanta ultimamente vem do ateliê da Flávia Aranha. Os cortes e linhas retas, junto com os tons crus combinam o urbano e o bucólico ganhando a cara de Sampa. Se não bastasse as belezas das peças, há mais motivos para amar as criações da estilista: seu compromisso com a sustentabilidade.

No ateliê usa-se fibras naturais, e os produtos são tingidos com corantes naturais de ingredientes renováveis, como cascas de árvore, frutos, folhas e raízes. Cada material e cada peça é estudado para receber seu devido acabamento de modo único. Isso também só é possível pelo modo de trabalho horizontal que a marca propõe, valorizando os saberes de cada colaborador.

“Flavia Aranha é uma marca brasileira preocupada com o desenvolvimento sustentável da moda e do meio em que está inserida (…). Além de vestir a roupa é também registro de seu processo produtivo, que revela uma trama preciosa de saberes, tradições e improvisos, urdidos na produção artesanal. Ater-se a essa memória é valorizar não só o produto final, como também seus materiais e especialmente, quem o produziu.”

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O ateliê e loja localizado na Vila Madalena serve também de laboratório e espaço de pesquisa, recebendo oficinas e workshops. A ideia por trás disso é estimular o crescimento e autonomia de artesãos, e claro, perpetuar a valorização do trabalho manual.

Vale a pena a visita e um pulinho no site para saber mais. Lá eles colocam os pilares da marca, mas ressaltamos alguns para vocês:

Mais qualidade, menos quantidade:
“Produzir com excelência e durabilidade e, assim, estimular um consumo mais consciente”.

Tempo
“Respeitar os ciclos e os tempos das coisas, criando um ritmo mais harmônico entre o homem, a tecnologia e a natureza”.

Roupas com memória
“Ressignificar o trabalho manual e promover uma conexão afetiva com a roupa. Estimular a noção de pertencimento e de compreensão de onde vêm as coisas que consumimos e como são feitas”.

Limites
“Reconhecer os limites, falhas e dificuldades em cada processo assumindo um compromisso com o futuro, experimentando e propondo soluções e novos caminhos”.

Flávia Aranha
Rua Aspicuelta, 224
flaviaaranha.com