Comida

Campanha Fonte da Juventude

Por uma alimentação melhor para todos
Letícia Genesini
03 de dezembro de 2015

Segundo o IBGE 1 em cada 3 crianças no Brasil está acima do peso, e pela primeira vez temos uma geração com uma expectativa de vida menor que a dos pais. Dados estes diretamente ligados ao fato que 90% das crianças brasileiras não comem uma quantidade mínima adequada de frutas e verduras. Pensando nisso, o coletivo Novos Urbanos, uma célula de inovação social em comportamento de consumo, lançou a campanha nacional “Fonte da Juventude”.

fonte da juventude1

O primeiro passo da campanha foi dado na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro. Lá, o artista plástico e embaixador da Unicef, Vik Muniz, criou um alfabeto para a campanha tendo como matéria prima as próprias frutas e vegetais. Um movimento inicial para, de forma lúdica, criar uma familiarização com aquilo que deveria ser base da nossa alimentação.

A partir disso, um portal foi lançado com as primeiras dicas de como introduzir alimentos de verdade do dia-a-dia das crianças, juntamente com o vídeo da campanha, e o alfabeto disponível para download. O intuito é que todos os pais levem esta familiarização para própria casa como um pronto de partida, do qual continuaremos, todos, a fazer mais: a mostrar que alimento não vem em caixinhas, e que doces e bolachas não são, ao contrário do que mostram as personagens das embalagens, comida de criança (ou mesmo comida, ponto).

O alfabeto também será transformado em camisetas, que estarão disponíveis a partir deste dia 08.

 

fontedajuventude_camiseta

Veja o vídeo, baixe o alfabeto e conheça mais da campanha no site: http://fontedajuventude.info/