Letícia Genesini
03 de maio de 2017

Quando a gente acha que já conhece bem São Paulo, descobre um ponto bem na nossa rota que guarda coisas incríveis. Pois é, batendo pernas por Pinheiros, num roteiro comum, resolvi entrar na Oriba, e saí com aquela vontade: “todo mundo precisa conhecer essa loja!”.

À primeira vista, a Oriba é uma loja de roupas básicas masculinas, mas a estruturação do negócio é baseado em um propósito maior. Tudo começou quando 3 amigos resolveram fundar uma ONG que apoiasse a educação infantil. Depois de poucas semanas desenhando o projeto, eles perceberam a realidade de muitas ONGs que ficam no papel, infelizmente não seria economicamente sustentável. A alternativa? Construir uma empresa que tivesse o retorno à educação infantil a sua base.

Na Oriba, além de achar roupas de qualidade básicas de qualidade (nada do clássico se apaixonar pro uma blusa cinza, e depois descobrir uma estampa horrorosa), eles trabalham com o sistema 1 por 1: na compra de cada peça é doado um kit de material escolar para instituições públicas. “A distribuição de material escolar para crianças do ensino público é prevista em lei, mas como ouvimos diretamente das escolas, em muitos casos eles chegam tarde demais ou em quantidade insuficiente. Uma realidade não só financeiramente prejudicial as famílias das crianças, mas abala o empoderamento e autoestima essencial da própria criança”, contam.

15419715_1230281880389093_8137303664110958160_o

A proposta de criar uma loja de roupas básicas também não responde apenas a uma questão de gosto. A escolha parte de uma proposta de consumo mais minimalista: um guarda roupa de peças básicas, promovem mais combinações e que não vão perder valor com as mudanças de estilo, o que reflete também na qualidade das peças: roupas feitas para durar. Algo importante dado que 9.6 milhões de toneladas de roupas vão pro lixo todos os anos. Além disso eles propõe qualidade por um preço justo, e garantem que todos seus fornecedores possuem boas condições de trabalho.

“Acreditamos que o capitalismo do jeito que existe hoje precisa mudar. E nosso comportamento desenfreado de consumo também. Por isso não somos apenas uma marca, queremos mostrar na prática para as pessoas que é viável criar uma empresa seguindo um propósito sustentável, não só relacionado ao meio ambiente, mas à sociedade como um todo. E ainda obter lucro.”

Além da loja, o espaço tem um café, em parceria com o Octavio Café, que possui comes deliciosos. Quando fomos provamos um pão de queijo artesanal com queijo meia cura e cúrcuma que estava uma delícia. Eles também possuem espaço para cursos, exposições e pequenos eventos.

Oriba
Rua Artur de Azevedo, 1284
Segunda a sábado das 11h às 20h