Comida

Friccò: massas e embutidos artesanais

Um dos poucos locais que tem embutido artesanal de animal criado solto!
Letícia Genesini
16 de dezembro de 2018

Fundado por Sauro Scarabotta, italiano da pequena Gubbio, na Úmbria, Friccò deixa o serviços de mesa do restaurante e reabre como um empório de comida artesanal — o destaque continua sendo para os embutidos!

Para quem acha que comida italiana é só massa, esquece que embutidos e curados, assim como queijos são grande parte dessa gastronomia que valoriza pratos em que os ingredientes possuem todo o destaque — e por isso precisam ser os mais saborosos e frescos possíveis. Depois de muitos anos procurando bons frios em São Paulo, Sauro veio com o solução: fazê-los eles mesmo.

As carnes vêm de microprodutores, de bicho criado solto (nossa gíria para animais criados sem confinamento e alimentados a pasto), e são curadas na adega do local pelo próprio Saulo. O presunto, curado por 3 anos, é o grande evento esperado pelos fieis clientes — a peça acaba no mesmo dia da abertura, e depois esperamos novamente a iguaria que leva 3 anos de cura.

13227083_988108721238867_5444316948519559086_n

Outro destaque são os pães de fermentação natural. O meu favorito é o de café, em que a bebida substitui a água na receita. Também é obrigatório provar o panettone, considerado um dos melhores da cidade e disponível por encomenda todo ano, e o clássico tiramisù.

Além da produção própria, Friccò também oferece produtos trazidos direto da Itália, além de seu o local perfeito para se achar produtos artesanais tradicionais que hoje sumiram do mercado, como a banha de porco caipira. Vale muito a pena ir e ficar ligado em possíveis cursos e atividades do local!

Friccò
Rua Cubatão, 831 | Vila Mariana
(11) 5084-0480 / 0415