Letícia Genesini
30 de março de 2017

Gabriela Nalon Andreatta era como muitas e muitos de nós: queria uma horta em casa, mas o local não colaborava — onde batia sol era justamente a calçada. Mas, diferente de muitos de nós, ela pensou: “E daí?”. E daí nasceu a Aorta Comunitária.

De uma vontade de ter hortaliças e temperos frescos veio este lindo projeto que estimula a plantação de mudas orgânicas nas calçadas urbanas para que qualquer um possa pegar uma mudinha ou plantar outra. O resultado é não apenas uma fonte saudável de comida, mas uma ressignificação do espaço público e dos laços da comunidade. Você vai colher um manjericão, e encontra um vizinho, faz um caminho novo, olha a cidade de outro ponto de vista.

Gostou? Você pode adotar uma horta com eles! Além de aprender como cuidar, o Aorta recomenda uma proteção do espaço por um período de 12 meses, que é o tempo que leva, segundo eles, para a comunidade parar de estranhar e aceitar a novidade. O projeto também foi para o Youtube onde você pode aprender como cuidar da sua própria horta.