A cena é clássica: você compra algo, chega em casa, tira da sacola, abre a embalagem, corta os lacres, e em meros segundos já está com o cesto de lixo cheio. Isso sem contar quando a gente não pega já o produto na hora, e joga a sacola fora no segundo seguinte, como se ela servisse apenas para o ritual de passagem de um “produto à venda” a um “produto comprado”. A verdade é que o plástico não foi feito para essas situações efêmeras — eles foi desenvolvido para durar. Mas por ser, em um primeiro momento barato, é difícil hoje imaginar um ambiente sem ele. Sim, é barato, mas um dia a conta chega.
A questão do lixo é uma das mais complexas hoje em dia, e atinge todo os países. Soluções estão longe de chegar, mas isso não quer dizer que podemos dar passos em uma direção melhor, não é? É isso que propõe a EuReciclo, uma iniciativa conecta marcas de bens de consumo com recicladores promovendo reciclagem com responsabilidade social.
Eles trabalham nos dois pontos da cadeia. Se você é um reciclador ou cooperativa de reciclagem, pode se cadastrar no site para receber por seus serviços. E na ponta do consumo, marcas que reciclam suas embalagens ganham o Selo EuReciclo — o que incentiva desde o início um consumo responsável.
Muitas marcas legais já abraçaram essa causa, cada um do seu modo. A Liv Up, um de nossos parceiros, não faz o descarte de suas próprias embalagens, já que isso depende de nós, consumidores, assim, ela participa revertendo para o programa o valor integral equivalente para as cooperativas associadas reciclarem a mesma quantidade de material que produzido, um esquema parecido com a compensação de carbono.
Outra novidade na área é que estão estudando uma lei para que as empresas sejam responsáveis por 25% da reciclagem do lixo que produzem. Enquanto não vemos o resultado disso, podemos sempre fazer a nossa parte, evitando consumos desnecessários, reutilizando quando possível, e apoiando quem assumiu que está no mesmo barco que a gente.