Exercício

Setembro Vermelho

Eventos para conscientização e prevenção das doenças cardiovasculares
Letícia Genesini
02 de de 2016

O mês começa com uma ação muito importante, o Setembro Vermelho. A iniciativa do Instituto Lado a Lado vem para conscientizar a gente sobre as doenças cardiovasculares que são a principal causa de morte no país e no mundo (43%), porém que muitas vezes poderia ter evitada por uma simples mudança de hábito.

Captura de Tela 2016-09-01 às 20.42.23

O São Paulo Saudável apoia uma vida saudável todos os dias, mas neste mês vamos apoiar também o Setembro Vermelho dando dicas para quem ainda está dando os primeiros passos para uma vida mais saudável. Muitas vezes temos a ideia que a vida saudável vem necessariamente com a disciplina do atleta e o corpo de musa fitness, algo muito distante da realidade de quem precisa se cuidar. Mas a saúda na verdade, é algo mais leve e mais simples, que deve entrar na sua vida de modo prazeiroso. Não gosta de ir para a academia? Que tal tentar uma aula de dança? Ainda come doces e refrigerantes todos os dias?  Que tal diminuir um pouco por vez? Trabalha que nem louco? Que tal tirar um momento do dia para meditar?

O fato é, uma vida saudável não é um bicho de sete cabeças. E não é também uma série de imposições e restrições. Veja só nossas dicas de como começar:

MOVA-SE
Nós não fomos feitos para viver sentados o dia todo no carro ou em frente ao computador. O corpo humano tem um potencial maravilhoso que precisa ser explorado. Lógico que para quem hoje é sedentário, esse primeiro passo vem cheio de preguiça, mas a gente garante que depois de um tempo se exercitando todo mundo volta a redescobrir o prazer de explorar o próprio corpo e se mexer. Basta insistir um pouco nos primeiros meses e vencer a preguiça.

Mas se tem uma coisa que acreditamos também é que ninguém precisa de academia para ser saudável. Se você acha musculação um porre, tudo bem! Apenas continue procurando algo que você realmente curta, seja dança, skate, yoga… Opções (inclusive gratuitas) não faltam em São Paulo.

DESCASQUE MAIS, DESEMBALE MENOS.
Todo mundo sabe que alimentação é a base de uma boa saúde, mas hoje em dia parece que perdemos a referência do que é isso. É muito fácil ver produtos que falam que faz bem, mas que tem uma lista de ingredientes de cair para traz. E até profissionais da saúde caem nessa e acabam receitando produtos pelos seus claims! O que fazer nesse mundo complicado?

Nossa principal dica é coma comida que não tem propaganda e que não vem em caixinha. Uma ótima é comprar comida na feira, aí não tem dúvidas mesmo. Se você ainda estiver apegado a pacotes, comece deixando de lado os ultra-processados, aqueles “alimentos” que foram inventados dentro de laboratório — como comidas instantâneas, pózinhos, salgadinhos etc. Quanto menos tempo algo ficou em uma fábrica melhor!

Comece também a ler rótulos. Tem muitos ingredientes? Tem um nome que você nunca ouviu falar ou não sabe pronunciar? Fica longe! E se você é formiguinha, melhor maneirar nos açúcares — mesmo mel e alternativos. E cuidado quando um pacotinho fala que é “0% açúcar”, a legislação brasileira entende por açúcar apenas o açúcar de mesa, então a empresa pode colocar 6 tipo de produtos adoçantes e alinda escrever na frente “sem açúcar” e também “natural” (sim, estamos pensando em um produto específico que com certeza todo mundo já achou um dia que era legal, e muita gente ainda acha).

E finalmente, a melhor dica que podemos dar sobre comida é: cozinhe! A gente sabe que dá trabalho e consome tempo, mas vamos aos poucos. Que tal começar com o almoço de domingo?

VIVA LEVE!
Come bem, faz exercício, mas dorme pouco, trabalha que nem louco e passa o dia a beira de um ataque de nervos? Não há coração que aguente, né! Acho que relaxar é o maior desafio da vida saudável em São Paulo, mas precisamos colocar leveza no nosso dia a dia. Meditar é ótimo para isso, e a gente adora, mas cada um pode achar essa leveza do próprio jeito, seja começando o dia com uma música boa, terminando com um banho relaxante ou fazendo uma pausa para respirar.

OLHE-SE
Se você está preocupado com sua saúde não finja que não vê os sinais. Não se esconda. Encare o problema. Muita gente foca no peso, na alimentação e no exercício como uma questão estética, quando essa não deveria ser a motivação principal para uma vida saudável, e sim uma consequência.

É difícil começar, mas há cada vez mais gente em São Paulo disposto a ajudar quem precisa dar os primeiros passos. E a gente se inclui nessa. Por isso nos fins de semana de setembro vamos fazer uma série de treinos e encontros para mostrar que essa jornada pode e deve ser prazerosa, é só ficar ligado aqui no evento do facebook.