Parkour em São Paulo: onde começar a praticar

Um misto de dublê de filme de ação e criança brincando no parque, o Parkour consiste em transpor obstáculos do nosso ambiente de maneira eficiente, seja escalando muros, se equilibrando em corrimãos, ou saltando sobre vãos. Por isso ele trabalha força, resistência, explosão muscular, equilíbrio, concentração, além de ser muito divertido.
A modalidade foi criada na década de 90 por David Belle, inspirado em seu pai, Raymond Belle, bomboiro e socorrista na guerra do Vietnã. Na década seguinte a novidade se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil. Aqui em São Paulo temos grupos que praticam em praças, mas para quem não tem um histórico de prática esportiva, dar os primeiros saltos pode ser intimidante. Por isso, existe espaços dedicados ao ensino e prática das técnicas do Parkour.
Tracer
Pioneira em Sampa a Tarcer foi criada em 2004 pelo fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Parkour (ABPK). Hoje eles tem duas unidades, uma em Pinheiros e outra na Vila Madalena. Você pode se matricular em uma das aulas de sua grade, ou contratar aulas particulares. Além disso, o espaço também é destinado a treinos livres (R$ 20 para não alunos, e R$ 10 para alunos) para quem tem as manhas de praticar sozinho.
Unidade Faria Lima
R. Cardeal Arcoverde, 2210 – Pinheiros
Unidade Cerro Corá
R. Antonio Borba, 59 – Vila Madalena
Action Parkour
Com apenas um ano de existência, o Action Parkour foi fundada por um dublê de filmes de ação que conheceu a modalidade em um set e se apaixonou. O espaço traz aulas para todas as idades!
Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 167 – Freguesia do Ó
Centro de Esportes Radicais
Se você curtiu a ideia, São Paulo também inaugurou um centro de Esportes Radicais com uma área destinada a prática do parkour. Falamos mais nesse artigo.