Por aí

Ecoturismo em Cunha

Como aproveitar bem seus dias na Estância Climática de Cunha
Letícia Genesini
16 de janeiro de 2018

Já demos nossas dicas de restaurantes em Cunha, mas o grande programa dessa Estância Climática é curtir a natureza! Veja nossas dicas de como aproveitar seus dias com ótimos passeios!

Pedra da Macela (foto de capa)

O principal ponto turístico da região é a Pedra da Macela, que fica próxima do km66 da Rodovia Cunha – Paraty. Você consegue chegar até sua base de carro, e de lá até o pico são 2 km de subida íngrime, a pé, em estrada asfaltada. O pico de 1.840m de altitude dá vista para a cidade de Paraty, a baía da Ilha Grande e parte de Angra dos Reis e toda a região serrana que circunda Cunha. Em um dia de tempo aberto é um espetáculo, mas vale lembrar que é  sempre uma aposta como estará o tempo no pico (às vezes a cidade está com sol e o pico encoberto e vice-versa).

Parque Estadual da Serra do Mar

Cunha tem um dos núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar. Lá há 3 trilhas para se fazer, mas é recomendado entrar em contato com o centro de informações antecipadamente para as trilhas que necessitam de guia — (12) 3111-2353 / 3111-1818 / pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br. O Núcleo Cunha está aberto diariamente das 8 h às 17 h, para visitação pública.

Opções de trilhas:
• Trilha do Rio Paraibuna: 1.700 m de extensão, autoguiada e aberta permanentemente à visitação.
• Trilha do Rio Bonito, com 7.700 m de extensão, e que necessita de guia.
• Trilha das Cachoeiras, com 14.400 m de extensão, e que necessita de guia.

Lavandários

Foto: Contemplário

Cunha também é conhecida pelos lavandários, e realmente é lindo ver as plantações de lavanda se estenderem pelas colinas. Em Cunha há dois lavandários, O Lavandário e o Contemplário, os dois tem um visual lindo e local para terapias de massagem com extrato de lavanda. Nossa única crítica é que as comidas e cosméticos produzidos com o a lavanda também possuem aditivos, como corantes.

Cerâmica

Foto: CunhaTur

Outro ponto de destaque de Cunha são os ateliês de cerâmica. Se você for para lá pesquise se é a época da abertura de um forno (são poucos dias ao ano), é imperdível!

Ciclismo

Foto: http://www.waltertuche.com.br/

Cunha também faz parte do circuito de ciclismo L’Étape. Se você é ciclista vale a pena aproveitar a época da competição para aproveitar o local, ou ir lá antes para treinar!

 



leia mais sobre cunhatrilha