Cidade

Parque da Cantareira: Núcleo Pedra Grande

Uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo apenas a 10km do centro de São Paulo
Letícia Genesini
28 de de 2017

Apenas a 10 km da Praça da Sé está o Parque Estadual da Cantareira, ao lado do Horto Florestal. São mais de 7 hectares de remanescentes Mata Atlântica que forma uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo, abrangendo os municípios de São Paulo, Mairiporã, Caieiras e Guarulhos.

Inaugurado em 1962  e declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO em 1994, o extenso parque possui diversos núcleos. O mais visitado é o Núcleo da Pedra Grande.

O parque assegura a proteção de seus mananciais e abriga espécies animais ameaçadas de extinção, como o bugio, o gato-do-mato, a jaguatirica, o macuco, o gavião-pomba, o jacuguaçu e o bacurau-tesoura-grande. Além de ser um ótimo local para observar espécies vegetais, incluindo algumas ameaçadas de extinção, como a imbuia, a canela-preta e a canela-sassafrás. Mas o destaque do local são as trilhas.

TRILHAS

Trilha das Figueiras
Uma trilha de menos de 1km (920 m de percurso), em um terreno suave com algumas inclinações. O trajeto da vista a árvores, entre elas a que batizou a trilha, claro.

A Trilha da Bica
Já um pouco mais, possui 1.381 m de percurso, também suave suave. Ela circunda uma microbacia hidrográfica.

A Trilha do Bugio
Um pequeno passeio com 370 m de extensão, entre árvores onde habitam o Bugios (símios)

A Trilha da Pedra Grande
A trilha que dá nome ao núcleo possui o maior percurso — 9.500 m (ida e volta) — que leva à vista da Pedra Grande (1.010 m de altitude). Trata-se de uma antiga estrada que teve seu asfalto preservado. O topo dá uma visão linda de São Paulo em quase toda sua extensão, e se você tiver sorte do dia estar claro pode-se ver trechos da Serra do Mar. A trilha também dá acesso ao Lago das Carpas.

Algumas regas que vale a pena reforçar: cachorros são bem-vindos no parque, mas não podem passear nas trilhas. Outras atividades, como futebol, bicicleta, patins e skate têm restrições de local. E não é permitido nadar nas represas e lagos.

Uma dica importante: não há estacionamento para veículos no interior do parque (apenas nas ruas adjacentes), então é um bom lugar para ir de transporte público.

 

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande

Horário de funcionamento:
Sábados, domingos e feriados das 8 às 17h
Início da trilha à Pedra Grande até às 15h.

Entrada R$ 14

 



leia mais sobre cantareiraparquetrilha