Letícia Genesini
22 de junho de 2016

Se vocês nunca ouviram falar da Zotter, não fazem ideia do que estão perdendo. É um chocolate diferente de tudo que você já comeu, suas barras são verdadeiras obras de arte, cada uma cuidadosamente esculpida. Vinda diretamente da Áustria, a marca chegou ao Brasil trazendo um novo conceito em chocolate. Já pensou em harmonizar chocolate com vinho e queijo? E o que acha de flores no chocolate? Ou então uma barra 70% cacau e pimenta chilli? Quando se fala de chocolate, a criatividade da Zotter não tem limites. Mas ter sido eleito o melhor chocolate ao leite do mundo não está nem perto dos mais importantes feitos desta marca que leva cuidado, sustentabilidade e responsabilidade em todas as etapas.

Tanto a beleza das barras, quanto a variedade de sabores tira inspiração da natureza para criar produtos mais do que especiais. “A variedade de chocolates da Zotter nada mais é do que uma referência aos inúmeros componentes aromáticos do cacau e suas possibilidades em termos de diversidade biológica” conta o chocolatier Josef Zotter. Além disso, todas linhas da Zotter, sem exceção são certificadas orgânicas.

2

3

E não só a escolha dos ingredientes, mas todo o processo tem o mesmo cuidado. Desde 2016, a Zotter utiliza um único espaço para a elaboração de seus chocolates. Ou seja, todos os processos, desde a torrefação dos grãos, até os adornos finais, são feitos em sua fábrica.  Além disso, o calor gerado pela queima da casca do cacau é revertido para a própria produção das barras e mais de 50% da energia da planta vem de fontes renováveis. O local também atua com total transparência, recebendo visitantes que desejam ver de perto como o chocolate é feito. Só em 2012, a fábrica recebeu mais de 2000 curiosos apaixonados por chocolate.

A Zotter também adota a ética do fair trade (ou “comércio justo”), o que garante que em todas as etapas de produção e comercialização trabalhadores e produtores tiveram seus direitos respeitados. Algo muito importante em um universo onde denúncias de trabalho escravos tornam a aparecer. “Para a empresa, é importante não apenas produzir um tipo de chocolate orgânico, mas transformar todo o processo produtivo para que essa fosse uma característica da marca”, contam os respresentantes.

Ah, e para quem tem restrições alimentares, os chocolate da Zotter não contém glúten e a principal novidade da marca para esse ano é uma linha vegana com leites vegetais, fruto do novo departamento de pesquisa na fábrica, dedicado a novos chocolates. Já está com água na boca?

4

 

Para saber mais sobre chocolates de verdade, visite nossa tag Puro Cacau.



leia mais sobre orgânicospuro cacauvegan