Comida

Você Tem Fome de Quê?

Conheça o trabalho da psicóloga que pensa nossa relação com a comida
Amigos do Sao Paulo Saudavel
23 de maio de 2016

Sempre falamos aqui que comer é muito mais do que os nutrientes que colocamos no nosso corpo. Além de consequências mesmo ambientais e políticas, é uma ação com fortes vínculos sociais e culturais, e algo que de fato ajuda a compor nossa identidade. Por isso, claramente a comida nos desperta emoções, como deve ser. Mas tem também quem perca a mão nessa receita. Pensando nisso  convidamos a psicóloga Vanessa Tomasini para contar sobre um novo e incrível projeto que convida as pessoas a refletirem na sua relação com a comida.

Eu tenho uma longa historia de perda e ganho de peso ao longo da vida, mas quando desenvolvi síndrome metabólica de resistência à insulina, passei a cuidar mais da minha alimentação e a tomar medicação para manter a resistência sob controle. Mas uma coisa me incomodava, eu fazia toda a alimentação orientada pela nutricionista, tomava a medicação indicada pela endocrinologista, fazia exercícios físicos e mesmo assim, após sete anos a minha medicação aumentava e a resistência à insulina piorava.

Um dia, resolvi pesquisar no Google, sobre alimentação alternativa para este problema metabólico, li diversos sites e blogs, mas todos indicavam as mesmas diretrizes que eu já seguia… Até que um dos blogs me chamou a atenção, e a premissa era simples: comer comida de verdade! É claro que eu estou falando do blog do Dr. José Carlos Souto! Um mundo novo se abriu! Comecei a me alimentar apenas com comida de verdade e após dois meses refiz meus exames e a resistência à insulina não existia mais! Com o aval da endocrinologista, fiz a retirada total de todos os medicamentos! E de quebra fui a Porto Alegre me consultar pessoalmente com o Dr. Souto para ter certeza que tudo realmente estava bem!

Durante este processo entrei em contato com diversas pessoas via instagram, sites, grupos de whatsapp, e a cada dia percebia que embora essas pessoas tivessem acesso a uma maneira diferenciada de se alimentar, alguns problemas continuavam ocorrendo, como: dificuldade na mudança de habito alimentar, comportamento compulsivo com a comida, dificuldade em manterem seus resultados com relação ao emagrecimento proporcionado pela mudança alimentar. Foi neste momento que percebi que, embora todas essas pessoas tivessem acesso à informação de qualidade, sobre uma alimentação calcada em comida de verdade, em que deveriam comer repeitando sua fome e a saciedade, mesmo assim era difícil colocar tudo isso em prática, e mais, a relação delas com a comida ficava cada vez mais em evidência.

Eu queria muito falar sobre isso! Colocar a minha experiência pessoal e a minha experiência profissional juntas em um só projeto! Assim nasceu o Projeto #VcTemFomeDeQue! Afinal, não basta ter um bom plano alimentar em mãos. É importante que possamos reavaliar a nossa relação com a comida e entender do que realmente temos fome! Afinal, será que estamos nutrindo nosso corpo ou nossas emoções? Almoçamos pensando no jantar! Jantamos pensando no café da manhã… E mais, comemos muitas vezes sem prestar atenção no alimento! Comemos rápido, lendo um e-mail, assistindo o snap, escrevendo uma mensagem… Deixamos de nos alimentar de forma consciente! Engolimos a comida!

Além disso, usamos a comida como bálsamo: se estamos tristes, comemos! Se estamos frustrados, comemos! Estamos ociosos comemos! O filho está inquieto, damos comida! Deixamos de usar a comida como elemento agregador e socializador! Apenas engolimos, sem prestar atenção aos sabores, texturas e emoções que o alimento pode e deve nos causar! É o comer consciente! Mindful Eating!

E para reavaliar todos esses pontos decidi ir além das paredes do meu consultório. Hoje utilizo as principais redes sociais para disponibilizar o projeto para um maior numero de pessoas. Todas as segundas feiras às 20hs realizo uma live sobre um dos temas sugeridos pelos seguidores do Projeto.

No canal do Youtube, em que todas as lives realizados ficam disponíveis, já tratamos de temas como: Comportamento Compulsivo com a Comida, Mudança de Hábitos Alimentares, Carbofobia, Estratégias para Manter a Mudança de Hábitos Alimentares, Fome e Saciedade, Distorção de Imagem Corporal, Ansiedade versus Alimentação, entre outros. E no instagram sigo com posts semanais que são feitos com a intenção de instigar os leitores para reavaliarem a sua relação com a comida, hábitos alimentares, compulsões alimentares, dificuldade de manterem suas escolhas alimentares, com o objetivo de proporcionar uma relação mais saudável com a comida e consigo mesmo!

E você, Tem Fome de Quê? 

Vanessa Tomasini

Instagram: tomasini_vanessa
Snap: vanessato78
YouTube: Vanessa Tomasini
Periscope: Vanessa Tomasini
Email: vanessatomasini@uol.com.br

 

 



leia mais sobre reeducação alimentar