Letícia Genesini
26 de de 2016

Está rolando a Virada Sustentável, com mais de 800 atividades imperdíveis rolando por toda a cidade. São programas para a família toda, e tem muita coisa para crianças. Vale a pena entrar no site e fuçar, mas se você quer um jogo rápido, a gente selecionou as que mais gostamos. Se encontrar a gente lá, dá um oi!

FEED TRUCK SATISFEITO

Quem acompanhou a gente nas últimas semanas viu que viramos embaixadores do Satisfeito, um movimento global pela segurança alimentar de crianças e pelo combate ao desperdício de alimentos. E com isso entramos com eles na campanha do Feed Truck Satisfeito (falamos mais aqui) que pegará a xepa que iria para lixo e transformará em comidas deliciosas.

Assim, dia 27 de agosto o Feed Truck distribuirá gratuitamente, aproximadamente,1 mil petiscos na Praça dos Arcos das 12h às 18h. “As iguarias serão elaboradas por chefs de cozinha convidado e uma equipe de voluntários que utilizarão técnicas que aproveitarão integralmente os alimentos que seriam normalmente desprezados em feiras e mercados para produzir receitas criativas, saborosas e nutritivas”, destaca o coordenador do Projeto Satisfeito, Marcos Szrajer. Estaremos lá ajudando no que for e experimentado tudo!

2o FESTIVA DA AGRICULTURA URBANA
Beneficios-de-consumir-alimentos-organicos-3

Também no sábado, das 9h às 16h acontece na Praça Victor Civita o Segundo Festival da Agricultura Urbana, com tudo que teve no primeiro e mais. A ação é feita pela prefeitura de São Paulo, pelo Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz de Pinheiros (CADES), pelo Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA) e pelo Instituto Kairós celebrando não só a Virada, mas também o aniversário do bairro de Pinheiros.

Quem for chegar cedinho pode aproveitar da meditação às 9h, seguida de yoga às 10h. Às 11h também vai ter uma outra prática, mas voltada para o poder do feminino. A partir das 12h rola a Feira de Orgânicos com agricultores urbanos de São Paulo, mas durante toda a tarde vai ter muita coisa rolando: programação infantil, curso de horta urbana, distribuição de kit de plantio, rodas de conversas, workshops e mais. Dá uma olhada no evento do facebook para ver a programação completa.

Ah, e vale lembrar que será um evento “lixo zero”, então leve sacolas para as compras na feira de orgânicos, e quem for comer nas barraquinha leve seus copos ou canecas, e a sugestão da organização é usar folhas de verduras para usar como guardanapo. De qualquer modo os guardanapos e pratos de papel serão compostados na praça, assim como os demais resíduos orgânicos e por toda a área da praça há pontos de coleta seletiva.

QUITANDA NA VIRADA SUSTENTÁVEL
hortifruti

O pessoal da Quitanda se envolver mesmo na programação da Virada. Dá pra passar o fim de semana inteiro lá a ainda sair feliz. Para acompanhar a programação completa, dá uma olhadinha no site, mas aí vão nossos destaques (ah! para participar é só chegar com meia hora de antecedência e garantir sua vaga).

Cine Quitanda
Tanto sábado quando domingo, das 11h às 20h o Quitanda vai exibir filmes e documentários incríveis. Se você precisar escolher, vá no domingo que tem alguns clássicos que todo mundo deve ver:
11h às 13h: O Começo da Vida
13h às 14h30: Muito Além do Peso
17h às 18h: Comer o Quê?
18h às 19h30: Bikes vs Cars

Workshops e Oficinas
Vão rolar muitas troca de conhecimento interessante, e a gente vai prestigiar nossos parceiros queridos. Sábado das 17h às 18h tem o Workshop “Um olhar saudável e sustentável sobre o mundo da gastronomia” com o chef Thiago Medeiros da S Simplesmente. E domingo, das 13h30 às 15h “Tudo sobre Calorias, Gordura Boa e Açúcar ‘Escondido’” com o pessoal da Urban Remedy.

Mexa-se!
Para quem quer mexer o corpo, sábado das 14h às 15h30 tem Yoga para Mamães e Bebês e das 16h às 17h Yoga para Gestantes, já no domingo das 8h30 às 10h00 tem Yoga para Caminhantes e Corredores. Isso em preparação para a Caminhada ou Corrida “Redescubra Pinheiros, correndo!” que rola em seguida das 10h às 12h30.

VIRADA NO PARQUE IBIRAPUERA

Foto: Parque Ibirapuera Conservação

Foto: Parque Ibirapuera Conservação

É claro que o Parque Ibirapuera vai ser um dos grandes palcos da Virada. Por todo fim de semana haverão inúmeras ativadas, a maioria para o público infantil. Dá uma olhadinha aqui no link para ver tudo, e já avisa a família, mas aí vão nossos destaques:

No sábado vai ter prática de Yoga às 10h na Tenda Zen, e se você estiver com os pequenos, vale a pena levar para a prática infantil que rola às 11h30 no Palco Tenda. E no final do dia, também na Tenda Zen vai ter Meditações para o Planeta às 18h00.

No domingo também tem prática, no mesmo local, mas às 11h. Já para as crianças nosso destaque é a Parede de Escalada – Encare os desafios das mudanças climáticas que vai combinar, como o nome sugere, escaladas com conscientização ambiental das 10h00 às 18h00. E das 9h às 16h, vai estar rolando um super Picnic da Paz na Praça da Paz, claro — só levar sua contribuição para os comes e bebes. E para as crianças que ainda não aprenderam a anda de bike haverá uma oficina a partir das 14h às 18h, próximo da marquise. Não é necessário levar bicicleta.

VIDA³ NA PRAÇA
14039987_1081932878522067_8186691479037426842_n

Um lugar que adoramos que está sendo revitalizado porque muita gente nem percebe que existe é a Praça Alexandre de Gusmão (que fica do lado do parque Trianon). Durante todo fim de semana , das 11h às 18h o WRI Brasil Cidades Sustentáveis vai levar debates, espaço gastronômico com foodbikes e alimentos orgânicos, atividades lúdicas, oficinas, exposições fotográficas e muita música pra praça. Vale a pena conferir toda programação, mas, sim, tem destaques:

Sas 11h às 12h, rola uma prática de Yoga; das 13h às 14h tem a Plantando no Apê, uma oficina de hortas urbanas e caseiras. Durante todo o dia, a equipe do Bike Anjo estará na praça para quem quiser fazer pequenos reparos em sua magrela, mas das 16h30 às 17h30 vai ter a oficina Elas Pedalam, Elas Consertam, um workshop de manutenção de bikes com Bike Anjas. Tudo isso, tanto no sábado quanto no domingo.

FEIRAS E MERCADOS
photo-1470309864661-68328b2cd0a5

Slow Market + Venha Viver a Rua
Sábado e domingo, das 10h às 18h no IED (R Maranhão, 617) vai rolar o Slow Market com produtos feitos em processos artesanais por marcas que se preocupam com a origem, a matéria prima utilizada, com a comunidade que produz. Produtos feitos com atenção, calma e amor. E no domingo a escola recebe uma série de atividades para o Viver a Rua, confira a programação.

Feira Positiva
No sábado, dia 27/08, acontece a Feirinha Positiva, na Livraria da Vila (R. Fradique Coutinho, 915), das 10h às 17h. O pessoal da ARCAH que trabalha com o resgate de pessoas em situação de rua através da permacultura, estará lá com a venda de camisetas #ibelieveingoodpeople para arrecadar fundos; e vai rolar outras atividades incriveis, como a feirinha da Fazenda Santa Adelaide Orgânicos e outros expositores do bem.


PEDALADAS
photo-1470637385616-25dcd6531150

Claro que tem muita bike na Virada. Quem quiser fuçar em tudo que tem, da uma olhada aqui, aqui e aqui que já pre-pesquisamos para vocês. E nossos destaques são:

2º Pedal Bike Anjas SP
Quem for aproveitar a Virada na Praça Alexandre de Gusmão no sábado (volte alguns parágrafos) pode aproveitar a segunda pedalada das Bike Anjas, saindo de lá às 18h e voltando às 21h. O percurso é para mulheres iniciantes, e só requer água e vontade de pedalar. Dica da organização para voltar pra casa: “Nosso trajeto passará por várias estações de metrô e nesse horário é permitido levar a bicicleta nos vagões”.

Pedalada da Virada Sustentável 2016 #VireDeBikE
Quem quiser aproveitar as atividades do Ibira no domingo (volte alguns parágrafos), que tal chegar de bike e acompanhado? A concentração será às 8h30, na Praça dos Arcos, e o percurso seguirá pelas ciclovias até o Parque Ibirapuera.

Rota Arte Urbana Ambiental
Esse passeio vai fazer um grande tour ciclístico pelos murais da região sul “iniciando no Centro Cultural Grajaú, passando pelo Ateliê DAKI, Pagode da 27, Encontro Niggaz, Ateliê DaMargem, CEU Navegantes, Parque Cantinho do Céu (Lago Azul) e Casa Ecoativa na Ilha do Bororé, onde podemos também conhecer a zona rural da cidade sem sair da capital, passando pela balsa em uma região que poucos imaginam ainda ser parte de São Paulo, evidenciando os contrastes dessa grande metrópole, entre a vida urbana e a tranquilidade do campo”.

Será um total de 35km (ida e volta) em um percurso intermediário, das 8h às 16h do domingo, saindo do Centro Cultural Grajaú (R Professor Oscar Barreto Filho, 252). E o almoço? “Antes do retorno, iremos almoçar na Ilha do Bororé, próximo à Igreja de São Sebastião, onde existe um restaurante com boa comida a apenas 15 reais”. Mais informações no evento do facebook.

MAIS YOGA E MEDITAÇÃO

15233484

Como vocês puderam ver, durante a programação vai ter muita Yoga (se você não leu tudo, lê, ou dá um search!), mas ainda temos uns destaques, pois afinal a gente precisa de equilíbrio por dentro para criar um mundo sustentável, não?

No domingo das 9h45 às 10h30 acontece a Meditação nas Alturas no Edifício Martinelli (R São Bento, 4015). Às 9h rola chegada do público para cadastramento na portaria, então é legal chegar cedo porque lá cabem 120 pessoas e as vagas são garantidas por ordem de chegada. Não esqueça de levar um documento para cadastro além de seu tapetinho de yoga e almofada de meditação.

No mesmo dia no Museu da Casa Brasileira acontece uma prática de Asanas com o My Yoga às 15h30. Só chegar com o tapetinho!

 



leia mais sobre fim de semana