Letícia Genesini
07 de janeiro de 2016

Agora que começamos a fazer o desafio “30 dias bicho e planta” muita gente se pergunta: mas por que fazer algo por um mês? Há sim uma razão nesse questionamento, porque de fato, depois do desafio acabado voltamos à nossa vida real. Porém, é a repetição que faz o hábito, e se um mês não é um tempo longo o suficiente para criar uma reeducação completa, é um tempo suficiente para uma reflexão e o desenvolvimento de novas posturas.

Uma pessoa que resolveu realmente abraçar essa idéia foi a Flávia do site “Um Mês Sem”, onde a cada mês ela decide abandonar um hábito que ela considera ruim ou adquirir um novo bom. Nós a conhecemos porque o desafio de dezembro foi justamente “um mês sem sedentarismo” — apesar de já se exercitar, ela se propôs a praticar algum (qualquer!) tipo de atividades físicas todos os dias.

Quando ela nos procurou estava em busca de atividades diversas para não ficar só na academia — e não só achou várias, como sair dançar com as amigas, como descobriu também que não precisa pagar muito (ou nada!) para se exercitar. Nós mostramos para Flávia como São Paulo é cheia de treinos abertos e gratuitos, mas ela foi além. Não dava tempo de ir na academia ou em um treino aberto? Ela subia e descia as escadas do prédio dela. E pra quem acha que ela tem um super tempo livre, que nada! O jeito muitas vezes era encaixar uma caminhada rápida a mais no dia. Às vezes era difícil? Era. Às vezes dava preguiça? Dava. Mas o que a gente percebe com este desafio é que o empecilho nunca é falta de dinheiro ou tempo, o único problema que pode aparecer mesmo é a falta de vontade.

A Flávia no nosso treino solidário

A Flávia no nosso treino solidário

Agora acabou o mês e sim, a Flávia não fará mais exercícios todo santo dia, mas ela internalizou essa descoberta que tempo e dinheiro não precisam ser limitações. E junto com fazer exercícios veio a vontade de melhorar a alimentação. Às vezes a gente precisa mesmo de um desafio para começar a desenvolver o hábito.

Quer ver este e os outros desafios da Flávia? Visite o site Um Mês Sem.

 



leia mais sobre poder do esporte