Comida

Sorveteria: Le Botteghe di Leonardo

Gelato italiano e natural
Letícia Genesini
01 de junho de 2016

Sorvete é bom. É bom no calor, é bom no frio. A gente simplesmente ama sorvete! “Mas gente, sorvete não está na lista dos alimentos menos saudáveis do mundo”? Depende do que tem nesse “sorvete” que você está tomando, né? Pensando nisso criamos a nossa nova série Sorveteria! Todo mês vamos trazer uma sorveteria 100% artesanal (mas 100% mesmo, não vale só dizer, por que se precisar vamos até na cozinha), começando com um dos melhores gelatos não só do Brasil, mas do mundo: Le Botteghe di Leonardo.

Nascida na Itália, mas já com duas lojas em São Paulo, a Le Botteghe di Leonardo traz o melhor da tradição do gelato: produção artesanal e, principalmente, ingredientes naturais e de qualidade. Tudo é feito na casa, da base do sorvete (chamada de neutro) à pasteurização do leite, sem nenhum tipo de aditivo preparado. Quem passa a frequentar logo vê: o cardápio não se mantém o mesmo semana após semana, pois ele depende das frutas disponíveis. Nenhuma técnica vai compensar um morango que não está apetitoso, assim ainda que eles não usem todas as frutas orgânicas, há uma rotatividade que respeita a produção natural.

13325468_466074966931283_2845292061337283524_n

Os sorvetes são adoçados com frutose, mas a qualidade da fruta também traz outra vantagem: não precisa adoçar tanto. E para garantir isso, o quanto vai é determinado caso a caso: é medido o nível de frutose natural, e com base nisso complementa-se (ou não). Tudo no fim, depende da matéria prima: quanto melhor a fruta, mais saudável, e mais gostoso o sorvete.

Na Itália, o Le Botteghe possui sua própria criação de vacas leiteiras, o que ainda está em planejamento no Brasil, mas hoje eles já usam leite orgânico vindo do interior de São Paulo. Ah, 2 para quem tem restrição à dietas com lactose, o sabores escritos “sem-lactose” não vão nada de leite, e ganham inclusive com certificação Kosher. É um lugar em que todo mundo consegue comer, inclusive cachorros que tem sorvetes feitos só pra eles só com vegetais e água!

12669462_426430700895710_2000817963717634819_n

Não é estranho ouvir também um sotaque italiano atrás do balcão, já que os donos são italianos imigrados. Mas eles fazem mais do que simplesmente trazer a autêntica cultura de sua terra natal, o toque brasileiro está presente, principalmente na escolha de algumas frutas típicas locais, muitas que nós mesmo quase esquecemos. Eles, por exemplo, são um dos estabelecimentos que apoiam a rota do Cambuci.

As casquinhas deles são deliciosas, e é ótimo que não cria lixo (e é mais comida pra gente), mas quem for pedir no copinho, saiba também que eles são biodegradáveis! Outra coisa que amamos é que eles tem o tamanho mini, para quem realmente quer controlar a ingestão de doce — se bem que se gelato artesanal não merece uma exceção, eu não sei o que merece.

Quer saber mais sobre sorvetes? Veja nossa tag Sorveteria.