Exercício

Run4Arcah: Corra por uma causa

A assessoria de corrida que apoia a ONG Arcah
Letícia Genesini
07 de de 2016

Não é incomum hoje corridas que levantam uma bandeira. Graac, cancer de mama, movimento pela mulher… são muitos os eventos que mostram como podemos correr não só por nós, mas por outros. Mas e se todo corrida fosse assim? E se todo treino, mesmo os trotezinhos mais descompromissados pudessem ajudar outro alguém além de você. Essa é a proposta do Run4Arcah, a assessoria de corrida da ONG Arcah.

A Arcah (Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade) tem um lindo trabalho de resgate a pessoas em situação de rua. Vocês já devem ter visto nossos posts em apoio a eles, principalmente neste inverno rígido em que eles foram muitas vezes às ruas garantir que pessoas desabrigadas tivessem o mínimo para passar a noite. Mas o trabalho deles não é simplesmente paliativo.

Espelhados em uma instituição italiana chamada San Patrignano, o objetivo da Arcah é promover uma situação de resgate e reestabelecimento a longo prazo dessas pessoas através do trabalho da Permacultura. Nisso entende-se não apenas o trabalho com a terra — eles estão em processo de definir o sítio em que os trabalhos se darão —, mas sim uma visão de mundo.

“A Permacultura é uma maneira de organizar a vida, de pensar, de ser e de agir no mundo. Ela nos mostra um outro olhar sobre as coisas e oferece ferramentas capazes de transformar a nossa realidade. Todo esse movimento vem acompanhado de três grandes princípios éticos: o cuidado com a terra; o cuidado com as pessoas; o compartilhar os excedentes. A Permacultura gera autonomia e responsabilidade social, de modo que passamos a construir coletivamente os rumos da nossa própria existência, uma vez que se trata de uma ferramenta de transformação da realidade pautada por uma ética de fraternidade, com metodologia e objetivos claros”, conta eles no site.

Se isso parece parece algo muito abstrato, saiba que a San Patrignano tem uma das taxas mais altas de reucperação e reinserção social entre os programas do tipo. “O objetivo é garantir a emancipação do indivíduo: independência financeira (oportunidades profissionais), saúde (acesso à serviços e continuidade das práticas exercidas durante o programa) e equilíbrio pessoal (lazer, cultura e convívio familiar)”.

A ONG se mantém através de apoiadores, e iniciativas empreendedoras como a Run4Arcah, um assessoria de corrida composta por profissionais de educação física especializados, mas com o diferencial de ter seu lucro revertido para a manutenção da ONG. Além disso, eles realizam atividades e campeonatos esportivos com pessoas em situação de vulnerabilidade social, mostrando todo o poder de transformação do esporte.

Gostou? Eles se reunem todas as terças e quintas às 19h30 para seus treino no Parque Ibirapuera. E se quiser saber mais sobre as iniciativas da Arcah, visite o site e conheça.