Iniciativas

Projeto Gaveta: troca de roupas e moda sustentável

Que tal ao invés de comprar roupa nova achar um look novo no armário de alguém?
Letícia Genesini
26 de de 2017

Você sabia que 9.6milhões de toneladas de roupas vão para o lixo todo ano? É pensando nisso que nasceu o Projeto Gaveta, promovendo mais do que troca de roupas, e sim uma moda sustentável e consumo consciente.

Com o slogan, “Ser mais, possuir menos”, o Projeto Gaveta começou em 2013 para difundir o conceito de clothing swap (troca de roupas) no Brasil, criando uma rede para que pudéssemos trocar, entre nós, roupas que estão esquecidas no armário. Mas com o passar do tempo o projeto virou um movimento do consumo consciente e da moda sustentável.

“Hoje temos como objetivo a conscientização das pessoas. Apoiamos a moda como reflexo de uma expressão pessoal. Queremos a diversidade de estilos, a originalidade, espontaneidade e autenticidade”, contam Giovanna Nader e Raquel Vitti Lino no site.

De lá pra cá foram 5 edições anuais do Projeto Gaveta, que mobilizaram 600 participantes que recolocaram mais de 22.000 peças em circulação. As roupas que não acham novos donos no evento vão para ONGs. Pensando nisso, a edição de 2016 teve novo formato. Em parceria com o The Street Store e SP Invisível, eles montaram a estrutura do bazar no Minhocão para que moradores de rua e pessoas necessitadas não só recebam a doação de roupas, mas tenham o poder de escolher a roupa que eles querem receber e vestir.

Este ano (2017) acontece mais uma edição que acontece no 07 de Outubro, durante todo o dia no MIS. Para participar da nossa troca de roupa esse ano, basta enviar um email para projetogaveta@gmail.com.  O dia do evento também conta com palestras e workshops — a programação completa você encontra no evento do Facebook.

E se você não puder participar do dia, mas quiser doar roupas, o pessoal da loja Oriba, que fica na R Arthur de Azevedo, 1284, está recebendo doações.