Letícia Genesini
25 de fevereiro de 2019

A prefeitura anunciou nesta última semana a realização do projeto que transforma o Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão, no Parque Minhocão.

O local tem sido palco de debates e disputas acerta da sua função na arquitetura urbanista de São Paulo desde sua criação em 1971, durante a ditadura militar, por Paulo Maluf. Entre as questões principais do debate sempre estiveram a qualidade de vida dos moradores à margem da via, e a degradação estética e urbana do projeto. Por isso, nos últimos anos um expressivo grupo tem encabeçado a campanha que transformaria o espaço em um parque.

A ideia segue exemplos de fora, como o High Line, em Nova York, em que uma linha de trem desativada deu lugar a um arborizado parque suspenso. Ou como o Parisiense, a Promenade Plantée. Já em Seul, na Coreia do Sul, o viaduto Cheonggyecheon em 2005 deu lugar a um rio até então canalizado foi recuperado, com um parque linear em volta. E no próprio Rio de Janeiro, a demolição do Elevado da Perimetral, em 2014, deu novo ar à paisagem carioca.

Highline New York

Enquanto muitos defendem a necessidade que o local permaneça uma via de trânsito, ainda que com seus problemas, há ainda minoria, que pede a demolição da via. A decisão da prefeitura reavivou este debate e contrapropostas e bloqueios do projeto ainda estão em trâmites.

Hoje o Elevado é já o Parque Minhocão, porém apenas nos finais de semana. Das 21h30 de sexta-feira até as 6h30 de segunda-feira ele é aberto a pedestres, recebendo inclusive aulas de funcional, yoga e outras atividades. O novo projeto, além de transformar o local em parque definitivamente inclui a construção de uma ciclovia no meio da pista e arborização em suas laterais, não apenas para o deleite dos visitantes, mas também visando a privacidade dos moradores vizinhos.

Foto: www.redebrasilatual.com.br

O projeto de implementação do Parque Minhocão possui algumas etapas. A primeira, com previsão de conclusão até 2020, ocupa-se de transformar 900 metros da pista, dentre os 3,4 quilômetros de via (trecho da saída da Ligação Leste-Oeste ao entroncamento com a Avenida São João).