Cidade

Parque Ecológico do Guarapiranga

Uma nova experiência para a sustentabilidade
Letícia Genesini
03 de outubro de 2017

Inaugurado no dia 3 de abril de 1999, o Parque Ecológico do Guarapiranga foi criado com o objetivo de preservar a fauna e flora existente além de despertar a consciência ambiental nos visitantes e principalmente na população do entorno. Localizado no Jardim Riviera, Zona Sul da Capital, seus 250 hectares recebe em média de 370.000 pessoas por ano e ocupa 7% das margens dos 28 Km da represa — que é a segunda maior fonte de água da Grande São Paulo.

Além da represa em si, a área contém trilhas pela natureza, o Museu do Lixo, uma biblioteca completa e o núcleo de Educação Ambiental, que realiza diversas oficinas.

Trilha da Vida
Com apenas 65 metros, o objetivo da trilha não é exercitar o corpo, e sim promover uma experiência de interatividade com o meio ambiente. Nela, o visitante, com ajuda de um guia, anda com os olhos vendados e descalço pelo percurso para estimular o paladar, olfato, tato e audição. No final da trilha, os visitantes de reúnem no auditório do Parque para uma conversa entre os e troca de experiências e percepções. O objetivo final é sensibilizar para a conservação da natureza e a utilização dos recursos naturais de forma sustentável.

Museu do Lixo
Fogão, geladeira, panelas, brinquedos, tênis, pia e até carro — um Puma de 1970! O Museu do Lixo expõe mais de 300 objetos que já foram encontrados submersos ou boiando nos 28 km de extensão na Represa de Guarapiranga — que é a segunda maior fonte de água da Grande São Paulo.

“Durante o trabalho de limpeza da represa percebemos que muitos objetos encontrados eram de uso doméstico”, conta Marco Antonio Lucena, gestor do parque. “Para tentar mudar esse hábito resolvemos criar o museu, para sensibilizar os adultos e conscientizar as crianças do que o ser humano está fazendo.”

Parque Ecológico do Guarapiranga
Estrada do Riviera, 3286 – Zona Sul
Horário de funcionamento: terça a domingo das 8 às 17 horas