Cidade

O Parque do Povo

Conheça mais!
Letícia Genesini
10 de de 2016

O Parque do Povo, no Itaim (ou Pinheiros de acordo com a demarcação da prefeitura) é um dos pontos que mais gostamos em São Paulo. Ainda novo no grupo das regiões arborizadas de São Paulo (foi fundado em 2008), o local era antes um campinho bem mal cuidado de futebol que de vez em nunca alguém ia jogar bola.

Nos primeiros anos ele ainda não era bem visto — claro, as árvores ainda estavam crescendo e a gente estava começando a entender como ocupar aquele espaço modesto (com uma pista de 1,2km em seu perímetro). Hoje porém não há um fim de semana sem grupos dando treinos abertos, corredores na sua singela pista, ciclistas que aproveitam sua conexão com a ciclovia, sem contar o Una Yoga que todo primeiro domingo do mês está lá com a Yoga no Parque.

captura-de-tela-2016-09-09-as-20-20-21

As árvores que agora ganham corpo são divididas em 32 espécies de plantas agrupadas por árvores frutíferas nativas, exóticas, madeiras nobres e trepadeiras. O parque também tem suas peculiaridades, como o Jardim Sensitivo, que traz ervas aromáticas, como mostarda, coentro, cheiro-verde, cebolinha, babosa e manjericão; e o tabuleiro de xadrez gigante.

Para os esportistas quadras há quadras, inclusive com marcação especial para esportes paralímpicos e um pequeno campo de futebol. Há também aparelhos de ginástica de baixo impacto para iniciantes e terceira idade. O espaço pode sim ser modesto, mas é muitíssimo bem aproveitado.

Foto: Fernando Urbano

Foto: Fernando Urbano

Parque do Povo
Av. Henrique Chamma, 420
Funcionamento: 6h às 22h

Foto de capa: Marcelo Justo

 



leia mais sobre itaim bibiparque