Comida

PANCS: Plantas Alimentícias Não Convencionais

Já ouviu falar de PANCS? Saiba mais aqui!
Letícia Genesini
09 de de 2017

Ultimamente o universo da gastronomia, não só natureba, tem falado cada vez mais das PANCs. A palavra é uma sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais. Ajudou a entender o que é PANC? Não muito né?

A palavra veio para designar tudo aquilo que é comestível pelo homem, que dá em seu ambiente, mas por motivos (principalmente culturais) não comemos. Seja por que não nos atraiam, ou são raros e particulares de alguma região, ou por não terem valor comercial grande, há alguns alimentos que não entraram pro pipeline da produção agrícola, e pouco a pouco foram sumindo do nosso prato. Há as PANCs que nunca ouvimos falar, a não ser aquele seu amigo biólogo, mas há também aquelas que sua vó comia todo dia e de repente parou porque não acha mais quem plante ou quem venda.

A verdade é que PANC é uma classificação mutável. Nada é uma PANC por excelência — depende do contexto! O que é PANC em uma região do país, pode estar no dia a dia de outra. Assim como, o que é PANC para você, era comida da infância da sua bisavó. Aqui em São Paulo até Taioba e Ora-Pro-Nobis são PANCs, agora vai perguntar pra alguém de Minas!

Uma coisa é verdade, como Neide Rigo diz — toda PANC quer deixar um dia de assim ser!

leia mais sobre da terra ao pratopanc