Comida

Orgânicos a preço justo

3 ferias orgânicas que praticam transparência e economia colaborativa
Letícia Genesini
07 de fevereiro de 2018

Orgânicos ganhou fama de ser mais caro, mas sempre que alguém fala isso perguntamos: orgânicos comprado onde? Veja bem, sim tem a questão da certificação orgânica que pode encarecer o produto (questionamos um pouco isso aqui), mas também há o fato de que os supermercados sabem que as pessoas já esperam que os orgânicos sejam mais caros, e até estão dispostas a pagar mais por ele, e aproveitam para aumentar as margens de lucro.

Nossa alternativa a isso é sempre comprar direto do produtor (você pode ver as feiras e cestas de entrega que já postamos nos links respectivos). Além disso, em São Paulo cresce um novo movimento: feiras e aramzéns transparentes que mostram exatamente o quanto o produtor cobra, coloca precisamente este valor na etiqueta, mas também conta todos os custos da operação. A grande vantagem desse tipo de estabelecimento é a transparência na relação de todas as parte. Além disso, nós como consumidores entendemos nossa responsabilidade a cada compra e como nosso dinheiro é distribuído nessa cadeia.

Bem, e que locais são esses?

Quitandoca do Pitico

Meu local favorito para comprar orgânicos. Eles já tinha preços justíssimos, mas acabaram de lançar esse novo formato em que vendem tudo ao Valor do agricultor + 40% (que é o custo de sua operação). O melhor é que lá além de orgânicos, todos os produtos são agroecológicos (qual a diferença? Leia aqui). E pra coroar, eles tem de tempos em tempos cafés da manhã incríveis aos domingos. Vale a pena se informar com eles quando é o próximo.

Rua Guaicuí 53

Empório Quitandoca
Terça a Domingo | 12:00 – 19:30

Feira Orgânica e de Base Agroecológica
Terças | 8:30 – 14:30
Sábados | 8:30 – 12:30

https://aquitandoca.com.br/

Instituto Chão

Provavelmente o primeiro da cidade com um formato de economia colaborativa. Lá você pode escolher se quer pagar o preço de custo e basta, ou colaborar para que o local siga com sua operação adicionando uma porcentagem sobre sua compra. Temos até um artigo só sobre ele aqui.

Rua Harmonia, 123
Segunda, quarta, quinta e sexta, das 8h30 às 13h30
Terça, das 8h30 às 15h
https://www.facebook.com/pg/institutochao

Instituto Feira Livre

O local recém aberto na Santa Cecília, funciona do mesmo modo que o instituto chão, em que o consumidor decide se que pagar o preço de custo ou colaborar com o empreendimento também.

Rua Major Sertório, 229
Ter a sexta, das 9h às 19h
Sábado e domingo, 9h às 15h

http://institutofeiralivre.org/